Job shadowing com docentes escola IES Ángel de Saavedra, Córdova, Espanha

No âmbito do projeto KA1 denominado “Novas práticas, melhores aprendizagens”, recebemos duas colegas da escola IES Ángel de Saavedra, Córdova, Espanha, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2023. Nesta mobilidade, inserida na modalidade de Job shadowing, as colegas observaram aulas de línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês, línguas lecionadas na escola espanhola) dando enfoque ao uso de estratégias para fomentar um ensino inclusivo e tomaram conhecimento das dinâmicas do projeto Eco-escolas do nosso agrupamento.
Para além da partilha de estratégias e experiências dos dois sistemas de ensino, as colegas participaram na apresentação do projeto “Sim, Somos Capazes”, no seminário Erasmus KA120 intitulado “Gender and equity in medicine and sport”, na palestra “Women in English literature”, no workshop sobre literatura e nas dinâmicas da biblioteca escolar. Como não podia deixar de ser, as duas colegas marcaram a sua presença no almoço de Carnaval, confecionado e servido pelos alunos do curso profissional de técnico de restaurante/bar, tendo saboreado um delicioso prato de comida típica brasileira.
Este Job shadowing terminou na produção de um podcast, no qual as duas colegas deram a sua opinião sobre a influência dos projetos Erasmus no desenvolvimento profissional dos professores, fizeram a avaliação da sua experiência de Job shadowing na nossa escola e salientaram as práticas educativas e de aprendizagem observadas.
Esta experiência revelou-se muito positiva, pois a sua simpatia e o seu empenhado envolvimento nas diversas atividades da escola possibilitaram um convívio agradável e salutar.
A equipa KA1 deseja agradecer a todos os colegas que tão generosamente “abriram as portas” das suas salas de aula e a todos os outros que contribuíram para acolher as colegas. A partilha, a união, a boa vontade e o trabalho foram bem visíveis e também enaltecidos pelas colegas Pilar e Noemí.

Equipa KA1,
Augusto Oliveira