Mobilidade Barcelona | Active Art: Understanding and Enjoying Art in the Classroom and Beyond

Durante os primeiros 7 dias do mês de maio duas professoras de Artes do nosso agrupamento encontraram-se em Barcelona a frequentar, no âmbito do programa Erasmus KA1 -“Novas práticas, melhores aprendizagens”, o curso “ Active Art: Understanding and Enjoying Art in the Classroom and Beyond”.

Este curso foi lecionado por duas formadoras, Judithe Inglavava e Sónia Sola Gill, com formação em Artes e Em psicologia.

As participantes aprofundaram conhecimentos na área da arte e da criatividade em  diferentes contextos no sentido de potencializar o processo criativo dos seus alunos.

Tiveram também oportunidade de percorrer novos caminhos e de desenvolver métodos letivos em que  a teoria e a prática se conjugam no desenvolvimento de todo o processo de trabalho, facilitando a expressão criativa individual.

Para além das aprendizagens efetuadas a nível do programa do curso, foram também extremamente enriquecedoras as partilhas realizadas com as outras participantes que provinham de países tão diversificados como:  Finlândia , Polónia, Hungria, Eslováquia ,Suécia e Elovénia.

Este curso teve a mais-valia de se realizar numa cidade onde a arte é uma presença constante.  Assim muitas das atividades desenvolveram-se no espaço museológico , na presença de obras de autores como Picasso, Miró ou Tápies.

Houve ainda lugar para trabalho autónomo de fotografia por essa cidade onde o modernismo Catalão  espreita a cada olhar. Gaudi  é uma presença incontornável  com a Sagrada Família , a Casa Bateló,  a Pedreira  e outras construções onde se nota a sua mão criadora.

Este foi um momento de partilha entre as duas participantes que ao visitarem a cidade se enriqueceram a nível cultural e cuja vontade de transmitir os saberem apreendidos cresceu de dia para dia no entusiasmo do contacto com tantas obras de arte , quer a nível da pintura, da escultura ou  da arquitetura.

A partilha com os seus pares é agora o objetivo que as move. Utilizar a arte como um facilitador de aprendizagens transversal às diferentes áreas do conhecimento.

Professoras participantes:

Alice Loureiro

Armanda Oliveira