O Curso de Línguas e Humanidades tem por objectivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilita o estabelecimento de relações entre o passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve.
Destinatários:
Alunos com o 9º ano de escolaridade;
Alunos dos CEF com equivalência ao 9º ano de escolaridade, desde que tenham realizado exame às disciplinas de Português e Matemática.
Certificação:
Diploma equivalente ao Ensino Secundário;
Permite o prosseguimento de estudos após a realização dos exames nacionais obrigatórios.
Saídas profissionais:
Com o Curso de Línguas e Humanidades, existem duas grandes áreas de saídas profissionais:
Área das Línguas e Literaturas — Escritor; Estudos Europeus; Dramaturgo; Jornalista; Tradutor; Professor; Locutor/Apresentador; Ciências da Educação
Área das Humanidades — Antropologia; Sociologia; Direito; Relações Internacionais; Guia Intérprete; Educação de Infância; Serviço Social
Exames nacionais obrigatórios:
Português;
Disciplina trienal da formação específica;
Nas duas disciplinas bienais da formação específica ou numa das disciplinas bienais da componente de formação específica e na disciplina de Filosofia.
Plano curricular: (blocos de 50 min)
Componentes de formação | Disciplinas | 10º | 11º | 12º |
Geral | Português | 4 | 4 | 5 |
Língua estrangeira (Espanhol IV, Francês IV ou Inglês VI (a) | 3 | 3 | 0 | |
Filosofia | 3 | 3 | 0 | |
Educação Física | 3 | 3 | 3 | |
Específica | História A | 5 | 5 | 6 |
Opção (b) Matemática Apli. C. Sociais (MACS) Geografia A Literatura Portuguesa Língua estrangeira I, II ou III |
6 | 6 | 0 | |
Opção (c) Geografia C Inglês Psicologia B Sociologia |
0 | 0 | 3 | |
Opção (d) Aplicações Informáticas B (e) Direito (e) Economia (e) |
0 | 0 | 3 | |
Educação Moral e Religiosa (g) | 90′ | 90′ | 90′ |
(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.
(b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c).
(e) Oferta dependente do projeto educativo da escola.
(g) Disciplina de frequência facultativa, com carga fixa de 90 minutos.