O técnico de restaurante-bar é o profissional que, no domínio das normas de segurança e higiene alimentar, planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integrados ou não em unidades hoteleiras.
Condições de acesso:
Ter terminado o 9º ano;
Não ter concluído o ensino secundário;
Não ter mais de 20 anos;
Certificação:
Diploma equivalente ao Ensino Secundário;
Acesso ao Ensino Superior;
Integração no mundo de trabalho (diploma nível 4);
Permite o ingresso nos Cursos de Especialização Tecnológica (nível 5);
Atividades Principais a desempenhar:
- Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante e bar;
- Efetuar o arranjo da sala de refeições e a preparação dos equipamentos e utensílios do serviço de mesa, de acordo com as características do serviço a executar;
- Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do restaurante, bar e cave do dia;
- Obter informações relativas ao serviço de mesa a efetuar;
- Acolher e atender os clientes, efetuando o serviço de entradas, pratos principais, sobremesas e outros alimentos e o serviço de aperitivos, águas, vinhos, cafés e outras bebidas em colaboração com as outras secções;
- Efetuar o serviço de bar, atendendo clientes à mesa e ao balcão e servindo bebidas simples ou compostas e pequenas refeições;
- Efetuar a faturação do serviço prestado;
- Efetuar o serviço de mesa e bar em situações especiais;
- Estabelecer estratégias de atendimento e animação a partir das informações recolhidas sobre as características dos clientes e o tipo de serviço a prestar;
- Executar os diferentes serviços de cafetaria, copa, mesa (à inglesa, à francesa, à americana e à russa) e bar (direto, indireto e misto);
- Atender grupos em serviços de buffet, banquetes, cocktails, farewell parties, portos de honra, coffee-breaks.
- Preparar e executar o serviço de vinhos;
- Preparar e executar o serviço de cozinha de sala (flamejar, trincar, descascar, entre outros.);
- Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;
- Atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de manter um bom clima relacional;
- Implementar normas de autocontrolo e HACCP;
Saídas Profissionais:
O carácter abrangente e a forte componente técnica do actual plano de estudos permitem a formação de profissionais versáteis, passíveis de se enquadrarem num leque variado de perfis profissionais, entre os quais:
- Unidades hoteleiras;
- Estabelecimentos de restauração;
- Estabelecimentos similares
Plano curricular:
Componentes de formação | Disciplinas | Carga horária* |
Sociocultural | Português | 320 |
Língua estrangeira I ou II | 220 | |
Área de integração | 220 | |
Tecnologias de informação e comunicação | 100 | |
Educação física | 140 | |
Científica | Economia | 200 |
Matemática | 200 | |
Psicologia | 100 | |
Tecnológica | Tecnologia alimentar | 75 |
Gestão e controlo | 225 | |
Comunicar em Francês/comunicar em Espanhol | 100 | |
Serviços de Restaurante – Bar | 700 | |
Prática | Formação em contexto de trabalho | 650 |
Total | 3250 |
- total para os 3 anos
Apoios: material de formação e subsídios