Técnico de Restauração

O técnico de restaurante-bar é o profissional que, no domínio das normas de segurança e higiene alimentar, planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integrados ou não em unidades hoteleiras.

Condições de acesso:

Ter terminado o 9º ano;

Não ter concluído o ensino secundário;

Não ter mais de 20 anos;

Certificação:

Diploma equivalente ao Ensino Secundário;

Acesso ao Ensino Superior;

Integração no mundo de trabalho (diploma nível 4);

Permite o ingresso nos Cursos de Especialização Tecnológica (nível 5);

Atividades Principais a desempenhar:

  • Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante e bar;
  • Efetuar o arranjo da sala de refeições e a preparação dos equipamentos e utensílios do serviço de mesa, de acordo com as características do serviço a executar;
  • Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do restaurante, bar e cave do dia;
  • Obter informações relativas ao serviço de mesa a efetuar;
  • Acolher e atender os clientes, efetuando o serviço de entradas, pratos principais, sobremesas e outros alimentos e o serviço de aperitivos, águas, vinhos, cafés e outras bebidas em colaboração com as outras secções;
  • Efetuar o serviço de bar, atendendo clientes à mesa e ao balcão e servindo bebidas simples ou compostas e pequenas refeições;
  • Efetuar a faturação do serviço prestado;
  • Efetuar o serviço de mesa e bar em situações especiais;
  • Estabelecer estratégias de atendimento e animação a partir das informações recolhidas sobre as características dos clientes e o tipo de serviço a prestar;
  • Executar os diferentes serviços de cafetaria, copa, mesa (à inglesa, à francesa, à americana e à russa) e bar (direto, indireto e misto);
  • Atender grupos em serviços de buffet, banquetes, cocktails, farewell parties, portos de honra, coffee-breaks.
  • Preparar e executar o serviço de vinhos;
  • Preparar e executar o serviço de cozinha de sala (flamejar, trincar, descascar, entre outros.);
  • Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;
  • Atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de manter um bom clima relacional;
  • Implementar normas de autocontrolo e HACCP;

Saídas Profissionais:

O carácter abrangente e a forte componente técnica do actual plano de estudos permitem a formação de profissionais versáteis, passíveis de se enquadrarem num leque variado de perfis profissionais, entre os quais:

  • Unidades hoteleiras;
  • Estabelecimentos de restauração;
  • Estabelecimentos similares

Plano curricular:

Componentes de formação Disciplinas Carga horária*
Sociocultural Português 320
Língua estrangeira I ou II 220
Área de integração 220
Tecnologias de informação e comunicação 100
Educação física 140
Científica Economia 200
Matemática 200
Psicologia 100
Tecnológica Tecnologia alimentar 75
Gestão e controlo 225
Comunicar em Francês/comunicar em Espanhol 100
Serviços de Restaurante – Bar 700
Prática Formação em contexto de trabalho 650
Total 3250
  • total para os 3 anos

Apoios: material de formação e subsídios