Greve Climática Estudantil – Comunicado

Greve Climática Estudantil

Retirando informação na imprensa, sabe-se que:

“O protesto inspirado pela adolescente sueca Greta Thunberg sairá, esta sexta-feira, às ruas de meia centena de países. Portugal não será exceção. De Norte a Sul — sem esquecer as regiões autónomas —​ estão confirmados 26 eventos de acolhimento à primeira Greve Climática Estudantil. Novos locais de concentração poderão ainda ser anunciados nas redes sociais do movimento.

Na região norte, o local que deverá receber mais estudantes será o Porto. Bárbara Pereira, uma das responsáveis pela organização da greve na cidade, explicou ao PÚBLICO que o protesto terá início por volta das 10h30, e terá lugar nas imediações da câmara municipal. Apesar de as atividades a realizar ainda não estarem plenamente definidas, a organizadora afirma que a iniciativa se irá prolongar durante sensivelmente três horas, terminando pelas 13h30 (Jornal “O Público” online – 12 de Março de 2019, 21:27)

Tomando esta informação como referência, este serve como pré-aviso de greve.

Lembra-se a Comunidade Escolar que a Greve é um direito dos cidadãos maiores de 18 anos e está consignado na Constituição Portuguesa.

Numa situação de Greve o trabalhador perde a sua remuneração é-lhe registada a ausência no local de trabalho.

Reunidas estas premissas informa-se que:

• Todos os alunos menores não estão autorizados, a menos que o apresentem por escrito, posteriormente ao Diretor de Turma, pela própria mão dos seus Encarregados de Educação, no sentido de justificar a falta desse dia;
  • Todos os alunos que pretendam exercer esse direito, e por uma questão de segurança, não poderão permanecer no interior das Instalações da Escola, pelo que serão convidados a sair;
  • Todos os alunos que entrarem na Escola são obrigados a ir às aulas.

Canelas, 14 de março de 2019

O Diretor