10 minutos a Ler em família

Ler é uma competência fundamental para o exercício de uma cidadania plena e para o crescimento pessoal. Todos os estudos existentes comprovam que ler diariamente é uma fonte de enriquecimento. Sabe-se que os efeitos da prática da leitura familiar contribuem para o gosto pela leitura e para a melhoria das aprendizagens escolares.

O Agrupamento de Escolas de Canelas, que desenvolve já a iniciativa do Plano Nacional de Leitura “10 minutos a Ler”, consciente da importância da leitura para as crianças e jovens, convida todas as famílias dos alunos do 4º e 5º ano de escolaridade a participarem na iniciativa “10 minutos a Ler em família”.

A adesão a esta iniciativa é voluntária e tem o apoio da biblioteca escolar, a qual disponibiliza um conjunto de livros que podem ser requisitados pelos alunos ou pais/encarregados de educação. Pretendemos criar uma rede de leitura e de leitores, pelo que pedimos aos pais/encarregados de educação a sua participação na iniciativa, dedicando diariamente 10 minutos à leitura com os seus educandos. Disponibilizamos a página da biblioteca do agrupamento de Canelas para a participação dos pais e o email da biblioteca (biblioteca@agrcanelas.edu.pt) para envio de comentários, fotografias, sugestões ou para eventuais esclarecimentos.

Um bom leitor é sempre alguém melhor informado e capacitado!