Projeto eTwinning “ From Magellan to Armstrong: 500 years of adventure!”

(Logotipo do projeto)

Este projeto foi cofundado por dois parceiros (o nosso Agrupamento e uma escola de Sevilha) e contou com a participação de 11 escolas europeias, 20 professores e algumas centenas de alunos. Teve por base dois importantes aniversários coincidentes em 2020: os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e os 50 anos da primeira expedição à Lua. A partir destas duas temáticas foi possível fazer uma viagem ao longo de 500 anos de História, criando uma oportunidade aos alunos para a descoberta e reconhecimento da curiosidade científica, do espírito de aventura, das consequências dessas conquistas para o nosso mundo, na ciência, no nosso estilo de vida, no impacto ambiental e nos valores culturais. Este projeto permitiu desenvolver um trabalho cooperativo, inclusivo, multidisciplinar, plurilíngue e intergeracional, envolvendo os alunos e professores de vários níveis de ensino e as suas famílias. Os alunos foram motivandos para um trabalho colaborativo e conduzidos a refletir e a propor pequenas iniciativas para o desenvolvimento sustentável e alternativas à exclusão social que caracterizam a atual globalização.

Deixamos aqui alguns links para que possam conhecer parte do que foi feito ao longo do presente ano letivo na nossa escola, envolvendo alunos e docentes do 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo, em associação ao Clube eTwinning e equipa da biblioteca escolar, responsável pela coordenação e implementação do projeto. A todos o nosso agradecimento!

agrcanelas.edu.pt/blogs/expressojovem/2020/06/12/mensagem-para-marte/

https://agrcanelas.edu.pt/blogs/biblioteca/2020/01/19/50-anos-depois-da-ida-do-homem-a-lua/

O acesso integral ao nosso projeto, caso pretenda ter um conhecimento mais detalhado do mesmo, pode ser feito através da página https://twinspace.etwinning.net/about, colocando os seguintes dados no login para acesso:

 (username) aeccanelas.vng

(password) Aec108598!


Augusto Oliveira

Professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Canelas

https://agrcanelas.edu.pt/blogs/biblioteca/

E-mail: biblioteca@agrcanelas.edu.pt