Sessão de cinema – Páginas de Liberdade

No dia 18 de novembro, a turma 12.ºE, acompanhada pelas docentes Elisabete Araújo e Orlanda Rego, assistiu ao filme “Páginas de Liberdade”, de Richard LaGravanese, na biblioteca escolar.
A professora Elisabete Araújo teceu o seguinte comentário sobre o visionamento deste filme que cativou os nossos alunos:
Um filme envolvente, baseado num caso verídico, com uma história emocionante sobre a dedicação de uma professora, em início de carreira, que tem de abordar e contornar não apenas a realidade da sala de aula, mas também as outras realidades sociais as quais, muitas vezes, são “ignoradas” pela própria sociedade – pobreza, violência, segregação, discriminação…Com perseverança consegue criar empatia e construir vínculos emocionais com e entre a turma.
O filme, para além de retratar os problemas atuais, consegue estabelecer a ponte com o passado e abordar o antissemitismo e o nazismo na 2ª Guerra Mundial, promovendo uma multiperspetiva histórica.
É um filme educativo, um exemplo para o trabalho dos valores da cidadania, para a construção e formação dos nossos alunos.