Intercâmbio virtual Erasmus em Portugal

O intercâmbio de Portugal teve que decorrer em modo virtual devido à situação pandémica existente. Como tal, foram adaptadas atividades para que pudessem ser apresentadas on-line e adequadas a este regime de comunicação a distância.

O plano de trabalho foi programado para cinco dias, iniciando-se no dia 17 com a receção aos alunos e professores das escolas parceiras, através do Google Meet, desenvolvendo-se as seguintes atividades: Hino instrumental da Europa, tocado com flauta pelos alunos do 6º ano, turmas E, G e I; momento musical da responsabilidade dos alunos do 9º A, que tocaram “O homem do leme”, receção aos parceiros e visita virtual às cidades de Gaia e Porto e Kahoot sobre a cidade de Vila Nova de Gaia e Porto.

Já da parte da tarde, os coordenadores dos países parceiros reuniram através do Google Meet, discutindo as tarefas e ações a desenvolver durante a semana de intercâmbio.

Na terça feira, durante o período da manhã, decorreram duas conferências para os alunos e professores, a primeira sobre a cidade do Porto, focando a sua história e património, na perspetiva de sensibilizar os alunos para a necessária valorização e preservação desse legado. A palestrante foi a Drª Marta Villares, especializada na área do turismo e património.

Seguidamente, foi apresentado um vídeo da autoria da docente Gracinda Machado, responsável pela organização da importante Feira Medieval – “Canelas Medieval”, aludindo à sua relevância enquanto agregador do envolvimento da comunidade educativa e da valorização das tradições históricas e culturais, enquanto património cultural de um povo.

Durante quarta e quinta feira, alunos e professores deram andamento às atividades programadas para esta mobilidade, compilando informação e multimédia para a criação de um livro de receitas e de um DVD final referente a todas as mobilidades.

Sexta feira, último dia deste intercâmbio virtual, os coordenadores voltaram a reunir, avaliando os trabalhos desenvolvidos e programando as últimas tarefas do projeto.

Embora todo o empenho e trabalho de alunos e professores apresentado neste meeting virtual tenha sido substantivo, na verdade todos gostaríamos de nos encontrarmos fisicamente, onde as interações humanas e culturais são sempre mais enriquecedoras.