Projeto Erasmus+ Higem – mobilidade online Lituânia

Porto cidade da Arte Moderna

No âmbito do Projeto Erasmus+ Higem, realizou-se mais uma mobilidade online, desta vez com a Lituânia como país organizador.

A temática desenvolveu-se à volta dos edifícios modernos, das nossas cidades. Pretendeu-se, desta forma, encorajar o uso da observação e da comparação, assim como o reconhecimento da semelhança e da diferença e o desenvolvimento da compreensão das identidades que influenciam as pessoas que vivem nas diferentes regiões e partes da Europa de hoje.

Quando um turista pensa na nossa cidade, a primeira coisa que lhe vem à cabeça são as tradicionais casas antigas junto ao rio Douro, os coloridos azulejos como os da estação de comboio de São Bento, ou os monumentos românicos como a Catedral da cidade.
Mas no Porto não encontramos apenas passado e tradição, como parece à primeira vista. O Porto é também famoso pela sua arquitetura moderna e pela criatividade dos seus arquitetos.

Na nossa cidade podemos encontrar edifícios de design moderno com linhas arrojadas, por isso os alunos pesquisaram e apresentaram aos nossos parceiros alguns dos edifícios mais extraordinários da nossa cidade, nomeadamente o Estádio do Dragão do Porto, que é um dos estádios de futebol mais bonitos da Europa, a Sede da Vodafone, que é um edifício futurista com uma forma tridimensional, cortado por linhas geométricas e enormes janelas, ou o incrível Terminal de cruzeiros de Leixões

A Casa da Música também não poderia passar despercebida porque é um dos edifícios contemporâneos mais espantosos do Porto e uma atração incontornável na nossa cidade.
E, claro, o Museu de Serralves, um dos mais importantes museus portugueses de arte contemporânea.

Também demos a conhecer a arte urbana da nossa cidade, já que é uma forma de arte divertida e criativa, e porque o Porto, tal como qualquer outra cidade europeia, tem muitos murais. Podemos vê-los em paredes exteriores de edifícios, estações de comboio e parques de estacionamento.
As ruas são verdadeiras galerias ao ar livre!

Assim, nas aulas de educação visual os alunos estudaram a origem da arte urbana e criaram as suas próprias obras. Um dos trabalhos escolhidos será pintado numa das paredes da escola, para que recordemos a nossa participação neste Projeto e a sua importância na vida dos alunos e da nossa comunidade em geral.

A mobilidade online não é certamente tão entusiamante quanto a vivência e a partilha que nos proporcionam as mobilidades físicas, contudo são aprendizagens que nos enriquecem, a alunos e a professores, e desenvolvem as capacidades e as competências dos jovens, assim como a sua cidadania ativa.

A coordenadora do projeto,
Maria Paula Aires