Projeto Erasmus da Biblioteca Escolar – Mobilidade a Itália

Três elementos da equipa da biblioteca escolar e seis alunos do nosso agrupamento deslocaram-se a Itália, à cidade de Cerignola, de 1 a 8 de maio, experienciando um intercâmbio e partilha de boas práticas com três escolas parceiras de outros países, centrado na exploração partilhada da obra literária “O diário de Anne Frank”, no âmbito do projeto “School libraries promoting readers, values, literacies, skills and inclusion” que a nossa biblioteca coordena.
Para além do aspeto cultural e profissional vivenciado ao longo dessa semana, cumpre enaltecer a qualidade do acolhimento feito pela escola italiana anfitriã e todo o envolvimento humano existente, do qual resultou a construção e fortalecimentos de amizades e experiências inesquecíveis, conforme os depoimentos dos alunos participantes na mobilidade.
Um agradecimento a todos que contribuíram para o sucesso desta mobilidade.
Depoimentos dos alunos participantes na mobilidade:

Com a mobilidade a Cerignola, Itália, o projeto Erasmus mostrou-se, mais uma vez, uma experiência altamente enriquecedora.
Acolhidos com o maior carinho, amabilidade e disponibilidade, foi-nos proporcionada a oportunidade de visitar lugares encantadores e realizar atividades dinâmicas e bastante interessantes. Pudemos experienciar o estilo de vida daquela comunidade, visitando os seus lugares favoritos e inserindo-nos nas atividades do seu dia a dia.
Vivemos esta oportunidade a 100%: rimos, choramos, cantamos, dançamos, corremos, lidamos com pequenos e grandes imprevistos.
Um grupo muitíssimo divertido e simpático com o qual a minha timidez não me impediu de criar enormes laços. Apesar disso, consegui conhecer pessoas com as quais descobri ter muito em comum e com as quais ainda mantenho contacto.
Os professores sempre nos trataram com muita paciência, cuidado, atenção e carinho, pelo qual me sinto muito grata. Tornaram esta viagem muito mais confortável e divertida. Obrigada por alinharem nas nossas parvoíces.
Por fim, este projeto Erasmus também me permitiu aprofundar relações e, de certa forma, conceder segundas oportunidades. Cinco amigos incríveis embarcaram comigo nesta aventura e não poderia pedir uma companhia melhor.

Sofia Barbosa – 9º A

Esta viagem a Cerignola certamente mudou a minha vida. Graças a este Projeto Erasmus da biblioteca, fiz grandes amigos e aprendi a valorizá-los. Vivi de tudo em Itália, terra incrível, com uma história incrível, pessoas incríveis. Fui muito bem acolhido, e sinto que aquele lugar vai ficar marcado para a minha vida. E sonho lá voltar!

Rúben Faria – 9º F

Esta viagem a Cerignola foi uma das melhor experiências que tive na minha vida. Graças a este projeto, eu saí de Portugal pela primeira vez, fiz amizades que nunca me esquecerei, tive aventuras inesquecíveis e fiz isto tudo com a companhia dos meus novos amigos. Fui muito bem acolhida e visitei sítios maravilhosos! Com certeza este lugar vai ficar marcado para a minha vida. Espero voltar a Cerignola para reencontrar os meus amigos.

Beatriz Pinto – 7º C

No dia 01/05/2022 viajei para a Itália, Cerignola, posso dizer que foi a semana mais intensa e incrível da minha vida, um misto de emoções. Poder conhecer um país incrível, uma nova cultura, diferentes costumes, diferentes pessoas e praticar o meu inglês, foram apenas alguns dos muitos benefícios que esta viajem me proporcionou. Levo para a vida amizades que lá fiz, sem dúvida.
Sou muito grata pela experiência que me foi proporcionada, e ainda mais grata por ter sido acompanhada tanto por amigos incríveis, como por professores excelentes que tomaram o papel de nossos pais por uma semana.
A despedida foi um momento comovente para todos, pois tivemos de dizer adeus a pessoas com quem criamos todos uma ligação única.

Íris Ferreira – 9º A

Quando me disseram que ia para Cerignola sinceramente não sabia como reagir pois não conhecia e nem nunca tinha estado num projeto Erasmus! Agora posso dizer que esta semana foi a mais incrível da minha vida: conheci pessoas fantásticas, hábitos diferentes dos meus, uma nova cultura…
No momento da despedida, abandonar os nossos amigos, fez com que as lágrimas corressem.
Também queria agradecer a todos pelos momentos únicos e também agradecer aos professores pela oportunidade que nos deram.

Lucas Silva – 9º A

Olá, sou o Pedro e… sinceramente, quando me pedem para dar uma opinião sobre esta semana eu simplesmente fico sem palavras… e quando vem uma à cabeça é sempre a mesma: “viver”. Foi a minha primeira experiência de ERASMUS e espero poder ter muitas mais ao lado dessa equipa de docentes e alunos incríveis. Em Itália conheci outra língua, conheci novos hábitos, comida e pessoas, fiz amizades que ficarão para sempre no meu coração. Cumprimos o nosso objetivo do projeto, dar a conhecer o nosso trabalho, a nossa cultura e conhecer mais da outra. Obrigado a todos os envolvidos por me proporcionarem a melhor semana de sempre! Como disse na viagem de regresso, o sentimento que todos sentimos para mim chama-se agora ” ERASMUS”.

Pedro Neto – 9º F