Por vezes esquecemo-nos da importância das plantas, mas elas são essenciais à vida no nosso planeta. Elas são um recurso essencial – precisamos delas para a alimentação, a água, a medicina, o ar que respiramos, o habitat, o nosso clima e muito mais.
Assim, a última mobilidade do nosso projeto, que se realizou entre os dias 6 e 10 de março, com a Polónia, e mais cinco países, desafiou os nossos alunos a refletirem e a terem um papel ativo na proteção das nossas plantas endémicas.
Agradecemos a colaboração da professora Odete Melo, coordenadora da Eco Escola, já que desenvolveu com os alunos atividades que se tornaram mais significativas, levando-os a fazer e a descobrir as suas próprias aprendizagens, num ambiente mais saudável, agradável e potencializador do trabalho colaborativo e em grupo.O conhecimento adquirido, torná-los-à, certamente, mais conscientes e despertos para a importância destas práticas mais amigas do ambiente, e mais saudáveis.
Agora, que nos despedimos deste projeto, deixamos, também, o nosso agradecimento:
- à direção e aos professores da nossa escola, que apostam numa formação global dos seus alunos;
- aos professores que, ao longo dos quatro anos deste projeto, orientaram o trabalho dos alunos, e se envolveram em tantas e variadas atividades que enriqueceram e permitiram uma formação integral destes alunos, tornando-os cidadão mais completos no seio de uma sociedade multicultural;
- aos encarregados de educação, que sempre nos apoiaram, incondicionalmente;
- aos alunos pela satisfação e responsabilidade com que concretizaram todas as atividades;
- aos nossos parceiros pela partilha e profissionalismo na preparação e desenvolvimento deste projeto.
A Coordenadora do Projeto
Maria Paula Aires