Projeto Erasmus+ “Let Me Show You Around” – Mobilidade Letónia – Parte 2

De 28 de maio a 4 de junho de 2022

2022_06_01 Sigulda

O dia seguinte teve como destino Sigulda, cidade famosa pelos seus três castelos. Começamos pelo Complexo do Novo Castelo, construído em finais do séc. XIX, onde participamos em workshops de joalharia e criação de bengalas, dinamizados por empreendedores locais. Estas bengalas são feitas em Sigulda desde os tempos antigos e eram usadas para caminhadas nas áreas montanhosas. Uma viagem no teleférico permitiu aos participantes conhecer a fantástica paisagem de Sigulda, ao passo que as viagens em bobsleigh, nos fizeram sentir a adrenalina dos famosos desportos de inverno praticados com trenós.

Finalmente, o grupo visitou o Castelo de Turaida, construído no séc. XIII, situado no cenário idílico do Parque Natural Gauja.

2022_06_02 Aloja

A quinta-feira começou com uma caminhada de 5 km, num trail junto ao lago Purezers. A tarde foi dedicada a dois projetos agrícolas empreendedores: uma quinta de cultivo de plantas para chá e bagas, que proporcionou ao grupo um workshop de manufatura de guloseimas a partir de marmelada feita com os deliciosas bagas, e outra de produção de cogumelos shiitake. Estes projetos, além de contribuírem para a sustentabilidade ambiental e social, promovem de igual forma, a sustentabilidade ambiental.

2022_06_03 Mazsalaca

No último dia de trabalhos, voltamos à escola dos nossos anfitriões, onde participamos num workshop de medição da qualidade do ar no exterior, através da identificação de líquenes nas árvores do magnífico parque à volta da escola.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de confecionar uma das iguarias locais, com fruta e chocolate, enquanto os professores estavam reunidos.

A tarde foi passada no Salaca Valley, onde o grupo experienciou uma viagem de canoa, seguida de um piquenique tradicional.

No final, já na escola a foto do grupo de alunos, antes das despedidas finais.

Sara Lucas (Coordenadora do Projeto) e Odete Melo (Coordenadora Eco Escolas)