PROJETO HIGEM – Visita de estudo a Lisboa

A opção por participarmos em mobilidades online deveu-se ao facto de dois dos nossos países parceiros não poderem viajar devido às contingências do COVID.

Porém, o trabalho desenvolvido pelos professores da nossa escola, não deixou de ser rigoroso, e diversificado, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento das atividades preconizadas no Projeto, o que trouxe uma grande riqueza e diversidade de materiais produzidos pelos alunos.

Ao longo de dois anos de trabalho, houve um grupo de alunos que se destacou pela participação ativa em todas as atividades propostas, pela responsabilidade revelada e pela presença, pontual e assídua, em todas as mobilidades, motivo pelo qual foram escolhido e premiados com uma visita de estudo a Lisboa.

O fim de semana, foi criteriosamente organizado, tendo em conta os objetivos gerais e específicos do Projeto designadamente no que respeita:

●  ao desenvolvimento da imaginação
●  à oportunidade de aprender fora da escola
●  ao saber como proteger a natureza e tudo o que nos rodeia
●  ao associar a teoria dos livros com a experiência no mundo real (tocar, cheirar, viver)
●  ao encorajar a simpatia e a empatia
●  ao encorajar as boas práticas ambientais e de sustentabilidade

O programa de atividades para esse fim de semana, contemplou:

●  visita pedonal ao centro histórico da cidade
●  visita à Estufa Fria de Lisboa, um espaço surpreendente, com lagos e plantas exóticas oriundas de todo o mundo, e peças de arte escondidas no jardim.
●  visita guiada à “Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX”, uma esta exposição, que reúne um conjunto de obras notáveis e significativas de determinados momentos que marcaram a história de arte do século XX,
●  visita à exposição e o miradouro do Padrão dos Descobrimentos
●  degustação do pastel de Belém (que seguem segundo se sabe, uma antiga receita do Mosteiro dos Jerónimos)
●  passagem, ainda, pela Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos, assim como pelo museu Maat.

A experiência foi gratificante pelo interesse, participação, civismo e satisfação dos alunos, revelada ao longo dos dois dias, assim como pelas mensagens de agradecimento enviadas pelos encarregados de educação.

A coordenadora do Projeto
Maria Paula Aires