Cerimónia dos Quadros de Valor e Excelência

20h30, quarta-feira, 13 de julho de 2022

Cerimónia dos Quadros de Valor e Excelência, Agrupamento de Escolas de Canelas

Ao longo do dia, o calor intenso não deu tréguas, e as pessoas abandonavam-se à lassidão e à fadiga. Nem a proximidade da noite trouxe aquela frescura que ameniza os ambientes e nos acalma. O calor continuava a incomodar, mas, agora, instigado por um vento que, do nada, se levantava irado e varria tudo à passagem.

A celebração estava há muito programada. E ninguém quis saber das altas temperaturas ou do vento caprichoso ou do corpo lasso.

Fez-se a festa ao ar livre! Só podia ter sido assim! Com tanto calor, com tantos participantes (para cima de quinhentos), estaríamos todos bem melhor em espaço aberto! E estivemos!

As pessoas chegaram vestidas de verão, povoando o fim da tarde de conversas e risadas. Vieram os que puderam, os que quiseram, mas vieram muitos: alunos, professores, famílias, amigos. A festa começou em tom épico (numa homenagem dos nossos alunos ao Mar Português) e encerrou com o lirismo da voz e do piano (num momento em que brilhou a amizade).

Ah! A certa altura o som falhou e o barulho abafou as vozes! Não, não! Desengane-se quem pensa que a noite falhou também. Nada disso! Foi aí mesmo que se confirmou o grande triunfo da noite! Especiais são aqueles que conseguiram ouvir, para além do ruído, o som da vontade dos alunos que, em cima do palco, nem por um momento vacilaram ou pensaram em desistir. Foram exemplo para quem com eles quis aprender! O ruído até consegue engolir as vozes, mas nada pode contra os grandes exemplos!

É muito importante, neste contexto, lembrar que a excelência tem múltiplas expressões, como a generosidade e a boa vontade! Exemplos disso foram os alunos (do 5.º ao 11.º ano) que, cumprindo a sua palavra, não arredaram pé e, depois de uma maratona de ensaios, debaixo de calor intenso, ofereceram uma bonita festa à sua escola.

O mote foi a liberdade, um valor maior a preservar hoje, mais do que nunca; por isso, registamos aqui uma das grandes mensagens da noite: O conhecimento, a cultura e a arte libertam o ser humano de todas as manipulações, de todos os enganos, de todas as ditaduras, de todas as escravaturas.

Foi uma festa de Escola (como devem ser as festas de escola): vivida por alunos, professores, funcionários, família, amigos, parceiros, com a satisfação que vem da certeza de que é através do conhecimento e da cultura que os jovens do presente poderão construir um futuro mais livre, um futuro de gente que vê para além do visível e escuta para além do dizível! «O essencial é invisível aos olhos»1

Não queremos finalizar sem agradecer a presença dos nossos alunos e respetivas famílias, dos nossos professores e funcionários, dos Srs. Presidentes de Junta (os que marcaram presença e os que, não podendo estar, registaram o momento com mensagens de apreço) e da Sra. Vereadora, Dra. Marina Mendes, em representação do Sr. Presidente da Câmara de V. N. Gaia. A todos, o nosso muito obrigado!

Como em todos os outros momentos escolares, são os ALUNOS – TODOS os nossos alunos, sem qualquer exceção – os que verdadeiramente importam e aqueles para quem diariamente trabalhamos. Afinal, de A a Z – «uma letra por cada um para ficarem todos representados2» –, esteve ali, simbolicamente, uma escola inteira. Escola de trabalho e dedicação, de esforço e superação, de sacrifício, vontade e realização.

Aos nossos alunos, a todos os nossos queridos alunos, sem qualquer exceção, desejamos as maiores felicidades, com todo o carinho do mundo!

1Antoine Saint-Exupéry, in O Principezinho

2José Saramago, in Memorial do Convento