Projeto Erasmus da Biblioteca Escolar – Staff join meeting em Itália

A 4ª mobilidade do projeto coordenado pela biblioteca escolar da nossa escola, envolvendo bibliotecas escolares da Polónia, Itália e Grécia, teve lugar em Cerignola, província da Apúlia, em Itália, de 19 a 23 de setembro.  Seis professores de três países, juntando-se à equipa anfitriã de Itália, participaram com enorme entusiasmo nas atividades planeadas para esta mobilidade, traduzida na abertura de uma nova biblioteca na escola anfitriã, na partilha de boas práticas, na visita a uma das maiores bibliotecas públicas de Itália e numa apropriação cultural da região da Apúlia.

Assim, na manhã do dia 19, após as saudações e o discurso da diretora da escola Padre Pio, todos os professores envolvidos neste projeto Erasmus deslocaram-se para a nova biblioteca desta escola para a conhecer e iniciar o plano de trabalhos da mobilidade. Analisaram-se as diferentes atividades realizadas e a desenvolver durante as próximas duas mobilidades (Grécia e Polónia). Ao mesmo tempo, os representantes de cada país e das equipas das diferentes bibliotecas mostraram as boas práticas existentes nas respetivas bibliotecas escolares, dando origem a uma enriquecedora partilha de ideias e aprendizagens.

Nesse dia, à tarde visitaram as Salinas de Margherita di Savoia, numa visita guiada, local de enorme interesse e considerado como o maior local de extração de sal da Europa.

Na terça-feira, os anfitriões organizaram uma viagem a Matera – os participantes tiveram uma visita de um dia ao centro histórico da cidade: PATRIMÓNIO MUNDIAL DA UNESCO. Além disso, na quarta-feira de manhã, todos os parceiros do projeto visitaram a magnífica cidade de Trani.

Na quinta-feira, todos os participantes visitaram a biblioteca provincial de Foggia, numa visita guiada pela respetiva diretora, com apresentação de livros com mais de 500 anos e que integram o valioso acervo dessa enorme biblioteca italiana. Depois desta visita, já de tarde, o grupo deslocou-se ao Monte Sant’Angelo, onde se visitou o antigo centro e a antiga catedral construída debaixo de uma enorme rocha.

Na sexta-feira, todos os professores voltaram-se a encontrar na biblioteca escolar da escola Padre Pio, assistindo a um vídeo preparado pela equipa de professores gregos. O coordenador do projeto Erasmus fez um resumo dos objetivos e das atividades a desenvolver até à próxima mobilidade, esta integrando alunos. No mesmo dia, no encerramento da atividade, os professores receberam os seus certificados de presença e os presentes ofertado pela diretora da escola

Terminou uma mobilidade de docentes deste projeto com o cumprimento integral dos objetivos programados e ainda, conforme se pretendia, com um enriquecimento pedagógico e cultural.