Dia Internacional de Memória das Vitimas do Holocausto

Luís Ismael cineasta, argumentista e ator apresentou no dia 26 de janeiro, no auditório da nossa escola, uma comunicação sobre o filme Sefarad, que em forma de ensinamento e lembrança avivou a memória do capitão Barros Basto, um importante líder judaico e impulsionador da criação da comunidade Judaica do Porto e  da edificação da Sinagoga Kadoorie.

Num ambiente descontraído, promovido pela sua simplicidade e forma de estar contagiante, a plateia foi rapidamente conquistada. Imbuída de um espírito dinâmico e curioso as perguntas foram-se sucedendo e as respostas esclarecedoras contribuíram para a construção de uma narrativa com sentido, possibilitando que os alunos vejam o mundo exterior com outros olhos. Naturalmente que a curiosidade sobre a saga Balas e Bolinhos esteve na mira dos nossos “perguntadores”, o que fez com que o interesse e motivação fosse ainda maior.

Esta atividade procurou sublinhar não apenas a importância histórica do Holocausto mas sobretudo alertar para a importância de manter viva a memória das suas vítimas, pois como refere o filósofo e poeta George Santayana  “Aquele que não recorda a História sujeita-se a vivê-la outra vez”. Não podemos mudar a História, mas é nosso compromisso humano, evitar, a todo o custo, que ela se repita! Despertar consciências, dizer tão simplesmente: Nunca mais!! Foi isso que, no dia 26, quisemos dizer. NAZISMO, NUNCA MAIS!