Cerimónia dos Quadros de Valor e Excelência – O Espetáculo

21h00, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Cerimónia dos Quadros de Valor e Excelência, Agrupamento de Escolas de Canelas

Foi a cerimónia mais mágica de sempre!

Sofia Barbosa, aluna do 10.ºA

Todos os anos, nesta escola do Norte de Portugal, pais, alunos e professores reúnem-se para celebrar e recompensar os estudantes pelo seu esforço e conquistas. Nenhuma cerimónia é igual à anterior, mas todas as noites são igualmente repletas de magia.

No dia 24 de fevereiro de 2023, deu-se a Cerimónia de Quadros de Valor e Excelência – 3º ciclo e secundário – mais mágica de sempre.

Para que noites mágicas como esta ocorram, é necessária uma quantidade colossal de esforço e dedicação por parte da equipa que assume a sua organização. E esse trabalho reflete-se na magnificência da ocasião. Semanas após semanas, as noites tornam-se mais curtas e os dias repletos de trabalho – tudo para garantir o mais fantástico dos espetáculos. Os alunos ensaiam depois das aulas, entre as aulas e durante as aulas e os professores planeiam ao pequeno almoço e ao almoço e ao jantar.

Todos confiam uma parte da sua alma e do seu coração ao espetáculo!

Esta devoção não passa despercebida. De facto, estou confiante de que cada pessoa, naquele auditório, conseguiu sentir toda a dedicação, esforço e carinho que foram depositados neste projeto. Os olhos são as janelas da alma, mas também o são os sorrisos, as lágrimas, as vozes encharcadas de felicidade. Todos os envolvidos no espetáculo transmitiram o seu orgulho de uma forma incrivelmente transparente e honesta. E a verdade é que têm bons motivos para se sentirem assim.

Este ano, muita gente veio viver, com a escola, a magia da noite. O auditório foi inundado de pais vaidosos e alunos alegres por verem o seu esforço e trabalho reconhecidos e recompensados.

A cerimónia foi hipnotizante, do início ao fim! Através da música e da dança, animaram o público, fazendo-o cantar e aplaudir. Através do teatro, captaram a atenção de todos, numa peça que nos fez viajar no tempo e viver as mais emblemáticas obras da literatura portuguesa.

A cerimónia foi um momento de reconhecimento! Os alunos tiveram a oportunidade de subir ao palco e sentir os aplausos que reconheciam as suas conquistas, que os felicitavam pela sua dedicação. Naquela noite, acolheram-se rostos novos e antigos, presenciando-se, na sala cheia, os reencontros e as emoções. Muitos voltavam ao lugar que já foi a sua segunda casa!

Acima de tudo, ao longo de toda a cerimónia, deixou-se muito clara a mensagem que se procurava transmitir: aquela era uma celebração dos sonhos e da união. E foi isso que o público sentiu. Aquela noite proporcionou a todos um sentimento de invencibilidade inigualável. Podemos realizar tudo aquilo com que sonhamos, desde que o façamos rodeados por aqueles que mais gostam de nós. Aqueles alunos e professores inspiraram-nos a seguir os nossos sonhos.

Foi uma noite bonita, recheada de pessoas e de momentos bonitos!

Agora, espero pelo ano que está para vir. Sei que será uma noite igualmente mágica que nos irá

oferecer um leque de novas e bonitas memórias para juntar à coleção.