Visita de estudo 8º ano – Vila do Conde

No âmbito das disciplinas de História e Matemática, mais uma vez, os alunos do 8º ano (turmas A, C, E, G e I) visitaram, no dia 14 de março, a Alfândega Régia, a Nau Quinhentista e o Museu da Ciência Viva em Vila do Conde.

Na Alfândega Régia os alunos puderam aprender sobre a história do comércio marítimo português e sobre o funcionamento da alfandega nessa época. Tiveram também a oportunidade de ver alguns dos artefactos e ferramentas usadas pelos comerciantes da época, incluindo balanças, medidas e selos oficiais.

Porém a verdadeira atração foi a visita à Nau Quinhentista, uma réplica da nau portuguesa que foi usada pelos exploradores portugueses durante a Era dos Descobrimentos.  Subiram a bordo e recordaram a vida da tripulação, o trabalho realizado a bordo da nau, as dificuldades, os perigos enfrentados nas viagens e exploraram as diferentes áreas, como a sala do comandante, a enfermaria, os quartos apertados, a “casa de banho” e o sistema de navegação astronómico. Uma oportunidade de vivenciar a história de forma prática e envolvente, permitindo entender melhor o passado e valorizar a herança do país.

Na disciplina de Matemática, no Museu da Ciência Viva, os alunos participaram na Oficina STEM “Desafios Matemáticos”, na qual na qual exploraram a pares, conceitos de lógica, áreas, comprimentos, criptografia, sequências, formas e números, com a ajuda de pequenos robôs, os Ozobots.  De uma forma lúdica, assinalaram o Dia Internacional do Pi, escolhido em 2009, para comemoração do dia de nascimento de Albert Einstein (14.03.1879) e divulgação da Matemática.

À hora de almoço os alunos tiveram ainda oportunidade para conviverem e jogarem voleibol, basquetebol e futebol, desfrutando do fantástico dia de sol com que foram presenteados.