Entusiasmados e ansiosos por chegar a Dinan, cidade francesa localizada na Bretanha, partimos, dia 26 de março, rumo a uma das melhores experiências das nossas vidas.
Para muitos, uma primeira viagem de avião e saída do país. Para as professoras, um novo desafio profissional.
Youth for the future foi indubitavelmente o nome perfeito para este projeto! Em direção ao futuro e à concretização de um sonho: contribuirmos para uma escola promotora da autonomia, cooperação e integração escolar, em conjunto com alunos de uma escola francesa e outra alemã.
O primeiro dia foi excecional! O presidente da câmara da cidade de Dinan recebeu-nos calorosamente no hôtel de ville. Falou-nos da bela cidade, pelo que pudemos apreciar, por exemplo, alguns dos seus mais emblemáticos edifícios, a história e a gastronomia. Durante a manhã, realizamos um peddy paper com os alunos alemães e franceses o que contribuiu não só para descobrir ludicamente a cidade, mas também para o desenvolvimento da autonomia e das competências sociais.
Após o almoço, na cantina da escola, reunimos com os outros colegas do projeto com o intuito de definir o trabalho a desenvolver. Decidimos produzir uma apresentação sobre fake news, vídeos e podcasts a partir dos três filmes visionados pelos alunos : Les Héritiers (Marie-Castille Mention-Schaar); Freedom Writers (Richard LaGravenese) e The Great Debaters (Denzel Washington).
No segundo dia, o diretor da escola, Monsieur Bossard, recebeu-nos afavelmente e ofereceu-nos um delicioso pequeno-almoço, na cantina. Seguidamente, continuamos a preparação dos workshops. À tarde visitamos St. Malo, uma cidade portuária, na Bretanha. Esta visita foi esplêndida! Com a orientação de uma guia turística, observamos as muralhas do castelo, com uma vista magnífica para o oceano, e pudemos descobrir, de forma aprofundada, a história da cidade.
No dia seguinte, acompanhamos os nossos anfitriões às respetivas aulas de diferentes disciplinas, no Lycée La Fontaine des Eaux, durante a manhã, e visitamos Le Mont Saint-Michel, à tarde. A visita guiada a um dos monumentos mais visitados da França foi surpreendente pela magnificência do local cujas características e história nos foram explicitadas através de audioguias.
No dia 30, concluímos os trabalhos em grupo pela manhã e apresentámo-los, durante a tarde, o que proporcionou uma partilha profícua de experiências, saberes e criatividade. Saboreamos um lanche, gentilmente preparado pelos alunos alemães e franceses, planeado num dos workshops realizados e, mais tarde, pela noite, jantamos e convivemos numa pequena festa com os alunos e professores de todos os projetos Erasmus presentes na escola. Dançamos e cantamos músicas tradicionais da Bretanha enriquecendo a nossa experiência cultural e interpessoal nesta mobilidade.
No penúltimo dia, refletimos sobre todo o trabalho desenvolvido e perspetivamos as tarefas a realizar até à próxima mobilidade. Na nossa reflexão, constatamos vários aspetos positivos na forma, por exemplo, como os estudantes franceses se comportam e encaram o processo de ensino e aprendizagem. As aulas começam bem cedo, às 8h da manhã, e os alunos esperam tranquilamente, na sala de aula, pela chegada do professor. A calma e a harmonia propiciam um clima de trabalho adequado à aprendizagem e ao relacionamento interpessoal. Na cantina, os alunos respeitam o trabalho dos assistentes operacionais. Após a refeição, levam o tabuleiro e separam os diferentes resíduos colocando-os em recipientes diferenciados, o que permite agilizar a limpeza da louça utilizada.
Na convivência com as famílias, apercebemo-nos das regras e dos hábitos saudáveis dos alunos, como, por exemplo, deitarem-se e levantarem-se cedo, dormindo as horas necessárias para um bom rendimento escolar.
Esperando que os alunos franceses e alemães vivenciem múltiplas experiências enriquecedoras, aguardamos a sua vinda no próximo ano.
Salientamos que sentimos em pleno o espírito do projeto Erasmus: partilha de saberes, de costumes e experiências, de modo a crescermos e a nos enriquecermos a todos os níveis. Com efeito, esse espírito permite alcançar os objetivos do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo contribuindo para a internacionalização e excelência do ensino na União Europeia e indo ao encontro de um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Unesco – Educação de Qualidade.
No dia 1 de abril, vivenciamos um misto de emoções: felicidade e gratidão, por esta incrível experiência, e tristeza e melancolia por nos despedirmos de todas as pessoas que tão bem nos acolheram.
Regressamos, então, a Portugal, de coração cheio e eternamente gratos por esta maravilhosa oportunidade, proporcionada pelas professoras, Cristina Freitas e Filomena Fernandes.
Alexandra Liberato (11.ºD)
Ana Beatriz Teixeira (11.ºD)
Ana Mafalda Neves (11.ºD)
Carolina Sousa (11.ºD)
Cristiano Azevedo (11.ºE)
Diana Santos (11.ºD)
Hélder Costa (11.ºE)
Mariana Faustino (11.ºD)
Rodrigo Teles (11.ºD)