Erasmus KA121– Projeto Youth for the future

Entusiasmados e ansiosos por chegar a Dinan, cidade francesa localizada na Bretanha, partimos, dia 26 de março, rumo a uma das melhores experiências das nossas vidas.
Para muitos, uma primeira viagem de avião e saída do país. Para as professoras, um novo desafio profissional.
Youth for the future foi indubitavelmente o nome perfeito para este projeto! Em direção ao futuro e à concretização de um sonho: contribuirmos para uma escola promotora da autonomia, cooperação e integração escolar, em conjunto com alunos de uma escola francesa e outra alemã.
O primeiro dia foi excecional! O presidente da câmara da cidade de Dinan recebeu-nos calorosamente no hôtel de ville. Falou-nos da bela cidade, pelo que pudemos apreciar, por exemplo, alguns dos seus mais emblemáticos edifícios, a história e a gastronomia. Durante a manhã, realizamos um peddy paper com os alunos alemães e franceses o que contribuiu não só para descobrir ludicamente a cidade, mas também para o desenvolvimento da autonomia e das competências sociais.
Após o almoço, na cantina da escola, reunimos com os outros colegas do projeto com o intuito de definir o trabalho a desenvolver. Decidimos produzir uma apresentação sobre fake news, vídeos e podcasts a partir dos três filmes visionados pelos alunos : Les Héritiers (Marie-Castille Mention-Schaar); Freedom Writers (Richard LaGravenese) e The Great Debaters (Denzel Washington).
No segundo dia, o diretor da escola, Monsieur Bossard, recebeu-nos afavelmente e ofereceu-nos um delicioso pequeno-almoço, na cantina. Seguidamente, continuamos a preparação dos workshops. À tarde visitamos St. Malo, uma cidade portuária, na Bretanha. Esta visita foi esplêndida! Com a orientação de uma guia turística, observamos as muralhas do castelo, com uma vista magnífica para o oceano, e pudemos descobrir, de forma aprofundada, a história da cidade.
No dia seguinte, acompanhamos os nossos anfitriões às respetivas aulas de diferentes disciplinas, no Lycée La Fontaine des Eaux, durante a manhã, e visitamos Le Mont Saint-Michel, à tarde. A visita guiada a um dos monumentos mais visitados da França foi surpreendente pela magnificência do local cujas características e história nos foram explicitadas através de audioguias.
No dia 30, concluímos os trabalhos em grupo pela manhã e apresentámo-los, durante a tarde, o que proporcionou uma partilha profícua de experiências, saberes e criatividade. Saboreamos um lanche, gentilmente preparado pelos alunos alemães e franceses, planeado num dos workshops realizados e, mais tarde, pela noite, jantamos e convivemos numa pequena festa com os alunos e professores de todos os projetos Erasmus presentes na escola. Dançamos e cantamos músicas tradicionais da Bretanha enriquecendo a nossa experiência cultural e interpessoal nesta mobilidade.
No penúltimo dia, refletimos sobre todo o trabalho desenvolvido e perspetivamos as tarefas a realizar até à próxima mobilidade. Na nossa reflexão, constatamos vários aspetos positivos na forma, por exemplo, como os estudantes franceses se comportam e encaram o processo de ensino e aprendizagem. As aulas começam bem cedo, às 8h da manhã, e os alunos esperam tranquilamente, na sala de aula, pela chegada do professor. A calma e a harmonia propiciam um clima de trabalho adequado à aprendizagem e ao relacionamento interpessoal. Na cantina, os alunos respeitam o trabalho dos assistentes operacionais. Após a refeição, levam o tabuleiro e separam os diferentes resíduos colocando-os em recipientes diferenciados, o que permite agilizar a limpeza da louça utilizada.

Na convivência com as famílias, apercebemo-nos das regras e dos hábitos saudáveis dos alunos, como, por exemplo, deitarem-se e levantarem-se cedo, dormindo as horas necessárias para um bom rendimento escolar.
Esperando que os alunos franceses e alemães vivenciem múltiplas experiências enriquecedoras, aguardamos a sua vinda no próximo ano.
Salientamos que sentimos em pleno o espírito do projeto Erasmus: partilha de saberes, de costumes e experiências, de modo a crescermos e a nos enriquecermos a todos os níveis. Com efeito, esse espírito permite alcançar os objetivos do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo contribuindo para a internacionalização e excelência do ensino na União Europeia e indo ao encontro de um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Unesco – Educação de Qualidade.
No dia 1 de abril, vivenciamos um misto de emoções: felicidade e gratidão, por esta incrível experiência, e tristeza e melancolia por nos despedirmos de todas as pessoas que tão bem nos acolheram.
Regressamos, então, a Portugal, de coração cheio e eternamente gratos por esta maravilhosa oportunidade, proporcionada pelas professoras, Cristina Freitas e Filomena Fernandes.

Alexandra Liberato (11.ºD)

Ana Beatriz Teixeira (11.ºD)

Ana Mafalda Neves (11.ºD)

Carolina Sousa (11.ºD)