Encontro de Cinema e Educação 2023

Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Escola das Artes

Universidade Católica do Porto

As docentes Armanda Oliveira, Belarmina Ramos, Cristina Freitas, Elisabete Araújo, Filomena Fernandes, Gracinda Machado, Margarida Duarte e Sara Ribeiro integraram, este ano letivo, o projeto-piloto de literacia fílmica – Insert – dinamizado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, em parceria com o Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP e o Plano Nacional de Cinema – Portugal. O projeto foi coordenado pelo Doutor Pedro Alves, coordenador da licenciatura de Cinema na Escola das Artes – UCP.

O objetivo foi estimular uma comunidade alargada de escolas, docentes e estudantes, unidos em torno de novas oportunidades e possibilidades, de cruzar o cinema com a educação, através de uma metodologia inclusiva e flexível composta por recursos digitais e abertos (https://artes.porto.ucp.pt/pt-pt/insert).

O projeto foi desenvolvido com alunos e professores de cinco agrupamentos de escolas do Grande Porto (AE de Canelas, AE D. Afonso Henriques-Vila das Aves, AE À Beira Douro – Gondomar, AE Afonso Sanches – Vila do Conde e AE Padrão da Légua – Matosinhos).

O Agrupamento de Canelas abraçou este desafio, dado que reconheceu ser uma excelente oportunidade para complementar o desenvolvimento da literacia fílmica que já faz parte da cultura do nosso agrupamento com os projetos da biblioteca escolar “O Cinema Chama Por Ti!”, no âmbito do Plano Nacional de Cinema, e do projeto InterVISÕES.

Assim, este ciclo finalizou com chave de ouro, no Encontro de Educação e Cinema, no dia 13 de julho, na Escola das Artes da Universidade Católica, em que partilhamos dois dos vários trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, que foram muito apreciados por todos os participantes.