Erasmus+ |Flipped Classroom| Dublin 2023

Erasmus+ Key action (KA1) oferece uma oportunidade única a professores, formadores e restante pessoal educativo, de frequentar formações internacionais em diferentes países europeus.

Foi neste contexto, que duas professoras do Agrupamento participaram, em Dublin, na Europass Teacher Academy, num curso sobre “Flipped Classroom”, de 10 a 15 de julho.

Jackie McCann foi a formadora certificada pela Academia Europass que nos acompanhou e desafiou nesta viagem de aprendizagem pela sala de aula invertida, uma mais-valia para motivar os alunos a querer aprender e a participar ativamente nas atividades fora e dentro da sala de aula, utilizando as ferramentas digitais adequadas.

Assim, tivemos a oportunidade de trabalhar com várias ferramentas tecnológicas/digitais, tais como: Edpuzzle; Plickers e Flip e de dar a conhecer a nossa experiência a este nível, com a utilização do Canva e Gennialy.

O convívio com colegas de países tão diferentes como Itália, Espanha, Alemanha, Eslovénia, Hungria e República Checa permitiu a partilha das nossas histórias de vida, das nossas experiências profissionais e dos métodos pedagógicos que utilizamos durante a nossa prática letiva; demos e recebemos muito, conscientes de que todos colocamos o aluno no centro da aprendizagem, independentemente do canto do Mundo em que nos encontremos.

Mas como nem só de trabalho vive o homem, tivemos, ainda, a oportunidade de partir à descoberta desta bela cidade, da sua história, da sua arquitetura e de receber simpatia e hospitalidade. Que povo extraordinário!

No início do próximo ano letivo, iremos transmitir, a toda a comunidade educativa, os conhecimentos adquiridos e as experiências vividas, permitindo o nosso crescimento profissional em busca da constante atualização e partilha.

“Só podemos alcançar o impossível, se acreditarmos que é possível”, Alice no País das Maravilhas.

Marta Amaral e Maria Teresa Soares