Apoio ao Desenvolvimento Vocacional – 9º ano

O Serviço de Psicologia e Orientação, à semelhança dos anos anteriores, mantém o seu compromisso no sentido de promover o processo de tomada de decisão dos alunos do 9º ano, relativamente à escolha do seu percurso no Ensino Secundário.

Vamos realizar seis sessões de trabalho com os alunos em grupo-turma, na presença de um professor, com o objetivo de aprimorar o autoconhecimento e revelar o potencial de cada estudante, através da exploração dos seus interesses, valores e sonhos profissionais.

Conduziremos uma análise aprofundada dos diferentes cursos disponíveis no Ensino Secundário, ajustando o nosso trabalho de acordo com as características do perfil individual de cada adolescente.

No final do ano, havemos de propor uma entrevista final aos pais e encarregados de educação, com o intuito de fornecer um relato abrangente do trabalho desenvolvido e responder a questões que possam surgir.

O cerne da nossa abordagem consiste em fortalecer a autoconfiança dos alunos, mas também a cooperação entre si, estimular a curiosidade, promover a autonomia e a capacidade de planeamento da sua carreira. Destacamos o facto das escolhas vocacionais estarem fortemente dependentes do desenvolvimento pessoal de cada estudante.

As experiências no Ensino Secundário constituirão seguramente um “teste de realidade” às metas e objetivos individuais, entretanto definidos, podendo apresentar-se como um forte desafio à decisão tomada no final do 9º ano.