Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

No passado dia 8 de novembro, sinalizou-se na nossa escola o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (comemorado internacionalmente a 25 de novembro) com uma palestra sobre violência doméstica contra as mulheres.

A sessão, dinamizada por uma ex-aluna da escola, Vitória Campos, licenciada em criminologia, abordou aspetos legais e humanos, fomentando uma reflexão conjunta sobre o que é violência e desrespeito pelos direitos individuais, desigualdades e discriminações de género contra as mulheres nas suas múltiplas formas e expressões.

Participaram nesta sessão de sensibilização e esclarecimento as turmas do 9ºK, 12ºE e 12ºF.

Aproveitando o ensejo, realço que a violência sobre as mulheres não é um problema de mulheres, é um problema e um crime civilizacional que atinge as mulheres, as famílias, as escolas, os serviços de saúde…
A violência sobre as Mulheres resulta da discriminação, mas também da indiferença e ausência de cultura de cidadania global e de respeito pelos direitos humanos.

«ENQUANTO HOUVER UMA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, NÃO VAI FICAR TUDO BEM.»

À Vitória, os nossos agradecimentos pela disponibilidade e partilha de conhecimentos.

Clementina Silva
Coordenadora de Cidadania