Investigando, com o I3S, o herdeiro de Os Maias …

No dia 23 de fevereiro os investigadores do I3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde) Joana Pais de Faria e Gabriel Oliveira estiveram na nossa escola para dinamizar o workshop A Herança dos Maias para as turmas 12º A e 12º B, do curso de Ciências e Tecnologias.
Este workshop recorre à famosa obra Os Maias, de Eça de Queirós, que conta a história de uma família ao longo de três gerações, onde se destacam as personagens de Maria Eduarda e de Carlos da Maia e o seu amor incestuoso, para recriar uma trama sobre o eventual herdeiro da fortuna desta família.
Para encontrar esse herdeiro os alunos, na pele das personagens, analisaram a obra, o parentesco entre essas personagens e, utilizando técnicas muito atuais como a engenharia genética, os testes genéticos e a eletroforese, acabaram por descobrir o “feliz” herdeiro. Desta forma, através das amostras de DNA correspondentes a cada uma das personagens, foi possível descobrir o “verdadeiro sucessor” desta ilustre família literária.
Mas isso não podemos revelar!!!
Assim, tratou-se de uma atividade enriquecedora que aliou a biologia à literatura e que promoveu a compreensão e consolidação de conceitos de genética e de hereditariedade.
No final, numa conversa franca, os cientistas falaram das investigações que têm realizado e dos seus percursos formativos, salientando a importância das aprendizagens em diferentes áreas e da divulgação de conhecimentos à comunidade, que melhorem a literacia científica e a compreensão da ciência.