
Os professores do Agrupamento de Escolas de Canelas participaram recentemente numa formação intensiva em França no âmbito do projeto Erasmus+ “Tout le Monde au Bestiaire”. A mobilidade decorreu na Associação Musiques de l’Ébène, em Veuxhaulles-sur-Aube, reunindo docentes de França, Portugal e Grécia. Durante uma semana, 14 professores europeus exploraram metodologias de escrita criativa e música polirrítmica aplicadas ao ensino das fábulas.
Esta semana, o Agrupamento de Canelas recebe dois professores franceses, Jean François e Michel, que irão dinamizar oficinas artísticas e apoiar a aplicação das metodologias desenvolvidas durante a formação.
Participam no projeto dois docentes de Língua Portuguesa e dois de Educação Musical, envolvendo as turmas do 6.ºC e 5º B. Os alunos colaboram com cerca de 150 estudantes europeus na criação de fábulas, composições musicais, vídeos e trabalhos de animação. Este projeto reforça competências criativas, e interculturais, contribuindo para práticas pedagógicas mais inovadoras. A sua implementação estabelece uma ligação lógica de interesses com o Plano Cultural de Escola, uma vez que ambos valorizam a expressão artística, o desenvolvimento cultural dos alunos e a abertura da escola a novas experiências educativas.
