Desfazer o medo com palavras: o 6.º A entra na arte

No âmbito da exploração da exposição “Tens medo da Arte?” na Galeria 512 da biblioteca escolar, os alunos do 6.º A participaram numa atividade criativa que uniu observação, interpretação e escrita.

Ao longo de 90 minutos, os alunos foram convidados a escolher uma obra da exposição e a observá-la atentamente, desenvolvendo um olhar sensível sobre os seus elementos visuais, emoções e possíveis significados. Numa segunda fase, deram início à escrita, através da proposta “entrar na obra”, na qual procuraram transformar as imagens em palavras, explorando sensações, ambientes e narrativas imaginadas.

A atividade culminou com um momento de reflexão e “desconstrução do medo”, em que os alunos foram desafiados a transformar sentimentos de angústia, medo e tristeza em novas perspetivas mais positivas, evidenciando o papel da arte como espaço de questionamento e descoberta.

Como produto final, cada aluno produziu um texto interpretativo, posteriormente afixado numa teia construída no espaço expositivo. Esta teia, enquanto metáfora de uma rede de emoções, reúne diferentes olhares e interpretações, mostrando como cada experiência individual pode contribuir para compreender — e até superar — o medo da arte.

A iniciativa revelou-se uma oportunidade significativa de desenvolvimento da expressão criativa, do pensamento crítico e da relação dos alunos com a arte, reforçando a ideia de que sentir, questionar e interpretar são caminhos essenciais para aprender.

Artigos relacionados

Leave a Comment