JOB SHADOWING Projeto Eramus KA1

Os projetos KA1 visam proporcionar aos professores uma oportunidade de realizar Mobilidades Individuais para Aprendizagem, em diversos países europeus, e, assim, contactar com práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras, políticas e sistemas de educação europeus.

Neste âmbito, duas professoras, uma de língua inglesa e uma de história e geografia deste agrupamento, deslocaram-se a Córdova, à escola IES Ángel de Saavedra, onde, durante uma semana, observaram diversas aulas, de diferentes níveis de ensino.

A visita pontuou-se pela hospitalidade e disponibilidade de toda a comunidade educativa, com quem foi possível trocar impressões sobre as práticas educativas, relacionadas com os eixos de intervenção prioritária inscritos no Projeto Educativo de ambas as escolas.

Destacam-se na nossa visita:

O Projeto de bilinguismo, que tem como objetivo reforçar e desenvolver o conhecimento da língua inglesa, que é a língua de referência para determinadas áreas, denominadas áreas não linguísticas. Desta forma, os alunos estão expostos à língua estrangeira mais tempo e aprendem conteúdos de matérias especificas através do inglês. Assim, em áreas como a biologia, a educação física a educação plástica, a filosofia, a físico-química e a música, pelo menos 50% dos conteúdos são ensinados e aprendidos em inglês. Para esse efeito, são contratados dois assistentes de língua, no caso deste ano letivo, um de nacionalidade americana e outro de nacionalidade inglesa, que colaboraram com os professores em contexto de sala de aula. A sua função é muito importante pois funcionam como modelo de correção linguística, e como transmissores da cultura dos seus países de língua de origem.

O ensino profissional é também uma grande aposta da escola, com muita aceitação na comunidade local, e também de outras comunidades autónomas. Oferecem várias saídas profissionais nas  seguintes especialidades: comunicação, imagem e som. As instalações contam com infraestruturas e material bastante moderno.

Salienta-se, ainda, a participação e o reconhecimento do trabalho desenvolvido, desde 1994, em projetos Europeus, nomeadamente Socrates, Comenius, Leonardo e, mais recentemente, ao Programa Erasmus+.

A nossa visita teve, também, uma forte componente cultural da qual destacamos as visitas guiadas pelo diretor e vice-diretora/cordenadora de Erasmus da escola à Catedral de Córdova, e à cidade de Medina Azahara Medina, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2018, que é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, e uma visita imprescindível.

Finalmente, os nossos sinceros agradecimentos ao diretor Luís Miguel Prados, à Pilar Torres, vice-diretora e coordenadora do Projeto assim como a todos os docentes do IES Ángel de Savedra que tão gentilmente nos receberam.

As docentes,

Paula Aires e Olga Leite