UN’s 17 SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS: FROM LESSON-PLANNING TO TEACHING

A meio do mês de novembro de 2022, as professoras Luísa Coelho e Luísa Sousa rumaram a Itália para a frequência do curso estruturado UN’ S 17 SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS: FROM LESSIN – PLANNING, no Instituto de Cultura Italo -Tedesco de Pádua, no âmbito do programa KA1 Novas práticas, melhores aprendizagens.

Todo o curso assentou nos grandes objetivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (SDGG)  e nas ações da Escola e de cada cidadão para a sua consecução em favor da dignidade humana, da paz e prosperidade e do planeta… agora e no futuro.

Aos desafios colocados pelas formadoras Elisa Schiavon e Antonella Astori em torno dos SDGG e Good Life Goals (GLG- Ações individuais que contribuem para os SDGG), os docentes participantes provenientes da Alemanha, Espanha, França e Portugal responderam,  elaborando projetos e propondo atividades traçados para as suas escolas e ajustados aos seus alunos e às suas necessidades. Assim, foi possível conhecer a realidade de outras escolas e de outros países, os problemas com que se confrontam e as ações que privilegiam para a sua resolução.

Da apresentação, partilha e reflexão sobre estes projetos ficou patente a importância de apostar em atividades/ projetos que privilegiem a consecução, ao mesmo tempo, de vários objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e que reforcem a ligação ao meio e aos decisores locais, assumindo, assim, a Escola um papel mobilizador da mudança de atitudes dos alunos, futuros cidadãos que se querem ativos e interventivos na procura de um futuro melhor e mais sustentável.

Para enriquecer ainda mais esta experiência é de realçar o convívio franco que se estabeleceu entre todos os participantes, o manifesto interesse pelo contacto com outras culturas e sistemas de ensino, a visita à cidade de Pádua e a exploração dos seus monumentos e jardins, principalmente o Orto Botânico, que foi criado em 1545 e que constituiu o primeiro jardim botânico universitário do mundo e que é considerado, pela UNESCO, desde 1997, Património da Humanidade.