A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Dia do Agrupamento

Março 7, 2019 @ 8:00 am - 5:00 pm

Sinopses das atividades

“A resposta certa”
A atividade concretiza-se num Quiz, entre 40 a 50 questões, dirigidas a alunos do 8º ano. As questões incidem sobre Economia, União Europeia e Cidadania. O questionário é digital, possibilitando a realização de um concurso. Os melhores classificados serão premiados.
“Mostra o que sabes”
Jogo de cultura geral coletivo que pretende demonstrar a importância que o jogo pode ter como instrumento pedagógico para abordar diversas temáticas através de uma prática lúdica.
“Um objeto filosófico”
O aluno escolhe um objeto, alimento ou palavra que considere de teor filosófico e apresenta uma legenda/fundamentação da sua escolha.
“Uma banda aberta”
Uma banda sem nome (ainda) é um espaço aberto a todos. Queres experimentar tocar ou cantar numa banda? Hoje é o dia!
Apresentação de clube de música
Pequeno recital, com abordagem simples à forma, ao timbre, à organologia.
Circuito gímnico
Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo deslocam-se ao pavilhão desportivo e realizam um circuito gímnico.
Concurso de Cocktails
Atividade dinamizada pelo Curso Profissional Técnico de Restaurante-Bar, onde os formandos concorrentes exercitam e mostram os conhecimentos adquiridos, perante um júri e o público, preparando com criatividade originais e exóticos cocktails. Em ambiente de festa, vem apoiar os futuros Barman e Barmaids!
Concurso de Leitura
Das turmas, serão selecionados os alunos que apresentem uma leitura com características excecionais.
O espetáculo conta com vários momentos culturais e artísticos, entre eles, destaca-se a leitura de poemas nas diversas línguas estrangeiras (do DL).
Esta atividade será dinamizada pelos grupos de português e contará com a participação especial das disciplinas de línguas estrangeiras.
Conta-me uma história
No cantinho da biblioteca destinado aos contos, abre-se o baú e as histórias voam até ao ouvido atento dos mais pequeninos. Entre as 09h30 e as 12h, professores de português contam histórias às crianças da educação pré-escolar e do 4º ano.
Creperia do CEF e do Curso Profissional de Restaurante/Bar
Demonstrando o rigor, a eficiência e o profissionalismo adquiridos na sua aprendizagem pedagógica, os cursos CEF e Profissional de Restaurante/Bar apresentam uma das sua confeções de sala – os famosos crepes!!!
Erasmus em jogo
Partindo do programa de intercâmbio ERASMUS+, os formandos do curso profissional de técnico de turismo (11.º D) conceberam um jogo pedagógico, que vão proporcionar aos alunos do Agrupamento, de uma forma lúdico-pedagógica, interativa e intergeracional, tendo por objetivo promover a cultura dos países designados.
Assim, cada participante, através de um jogo tipo “tabuleiro humano” e do lançamento de um dado gigante, irá entrar numa viagem cultural, percorrendo um itinerário a começar em Portugal, seguindo-se a Itália, a Alemanha, a Grécia e a terminar na Polónia. Então o participante poderá avançar (ou não) na pista especialmente concebida para o efeito, respondendo a perguntas efetuadas diretamente no momento da ação, mas também auxiliado pela projeção de imagens e/ou emissão de sons, mímica, não sendo de descurar o surgimento de algumas surpresas, tendo por objetivo ultrapassar os desafios propostos e terminar a viagem com sucesso.
Espaço Radical
Os formandos do curso profissional de técnico de turismo (sendo alguns estagiários da escola) proporcionarão aos alunos do Agrupamento, com o apoio da empresa de organização de eventos “DESFRUTAR Eventos Unipessoal Lda.” (liderada pelo professor João Paulo Pimentel), no espaço exterior entre o bloco A e o bloco B, as seguintes atividades lúdico-desportivas: INSUFLÁVEIS (corredores elásticos ou gladiadores humanos e matraquilhos humanos) e dois KARTS a pedais.
Físico-Química em laboratório aberto
Experiências em Laboratório de Física e Química: indução, eletromagnética, magnetismo(s), efeito (s) da corrente elétrica, tornado de fogo, água que arde, água furiosa, água em embalagem, comestível, limões contra balões; pega Monstros, etc…
Finais dos torneios da atividade interna
As equipas apuradas para as finais dos vários desportos realizam os jogos. Vem apoiar a tua equipa!
Jogos Eco escolas
Exposição dedicada aos países da Europa. Exposição de malas de viagens com destinos europeus. Os alunos do 7.º Ano da professora Patrícia Galeão construíram malas de viagem com pesquisa sobre um país da Europa.
Jogos didáticos de localização: Tiro ao alvo em projeções polares e equatoriais, batalha naval, os alunos poderão fazer tiro ao alvo (projeção polar e cilíndrica) num planisfério e acertar as coordenadas do lugar.
Jogos didáticos de tabuleiro que de uma forma divertida permitem consolidar o que se aprendeu: “Viajar pela Europa” (conhecer o continente), “Pergunta. Certa” (conhecer conceitos), construção de puzzles, “Europa População” (conhecer conceitos), “Descobrir a Europa”(cultura europeia).
Jogos Matemáticos – 2º ciclo
Com esta atividade pretende-se que os alunos desenvolvam o gosto pela matemática através da manipulação de materiais relacionados com os vários domínios trabalhados no 2º ciclo, da realização de jogos e da construção de objetos em Origami.
Jogos Matemáticos – 3º ciclo
No clube de matemática não faltará variedade de jogos de tabuleiro. O desafio é soltar o teu lado competitivo e umas tantas gargalhadas, principalmente aos teus colegas que têm um mau perder! Lógica, estratégia e tática são as principais qualidades que vão estar em cima da mesa….
Hat Parade
A atividade “Hat Parade” é uma recriação das célebres corridas de Ascot (corrida de cavalos) em que as senhoras da alta sociedade inglesa desfilam com chapéus excêntricos e criativos.
Em colaboração com os colegas de Educação Visual e Educação Tecnológica, as professoras de Inglês promovem esta atividade, na qual um representante de cada turma deve desfilar usando um chapéu imaginativo e alusivo à primavera ou a características culturais inglesas. (e.g. bandeira; “Ascot”, “5 o’clock tea”…). Para além disto, os materiais utilizados devem ser recicláveis ou reciclados.
Kahoot HGP
Questionário sobre os conteúdos de HGP para o 5º e 6º anos. Este questionário será realizado como atividade coletiva através do smartphone, da rede de internet escolar e da aplicação Kahoot. Este concurso realizar-se-á em horários diferentes de acordo com o ano escolar. Será atribuído um prémio à equipa vencedora de cada ano.
Laboratórios abertos de Biologia
Nos laboratórios decorrerão atividades interativas no âmbito da Geologia (F- 2.6) e da Ecologia (F-2.7) tais como a simulação de uma erupção vulcânica, a determinação do grupo sanguíneo (alunos de maior idade e outros membros da comunidade educativa), a observação de organismos marinhos, a extração de DNA, o suporte básico de vida (SBV) e outras sobre a poluição dos oceanos que pretendem mobilizar a nossa comunidade para a proteção ambiental.
Mat – Caça ao tesouro
A “Caça ao tesouro” é um labirinto cheio de mistérios e enigmas, com pistas para se chegar ao tesouro escondido. E encontra-lo é um desafio, pois será necessário superar as provas com destreza e esperteza, e alguma poção mágica!
Oficina arte em movimento
A atividade consiste na produção de um postal 3D, a partir de uma folha de papel, na qual é formada uma forma tridimensional através do recorte e decoração de um modelo.
Mega Aula de Ritmos
Aula de ritmos fitness aberta a toda a comunidade.
O Mundo em Viagem
Esta atividade, concebida para o “Dia do Agrupamento” pelos formandos do curso profissional de técnico de turismo (10.º G) para proporcionar aos alunos do Agrupamento, baseia-se numa simulação de “Agência de Viagens”, com os seus diversos departamentos (vendas, marketing, comercialização…), na qual farão [representarão] atendimento de clientes, dando informações sobre produtos a comercializar (hotéis, pousadas, resorts, vouchers…), mostrando, orientando, dando a descobrir locais turísticos, destinos de interesse, curiosidades…
Peddy-paper “NO TRILHO DA HISTÓRIA”
É um jogo onde se procura, de forma lúdica, reconhecer e valorizar as aprendizagens da história, desenvolver a capacidade de resolução de desafios, bem como a destreza e rapidez de raciocínio. Pretende-se ainda fomentar o convívio entre alunos e desenvolver o espírito de equipa. As equipas terão de superar desafios e responder a questões que abordam aspetos relacionados com as aprendizagens da disciplina de história.
Palestra “Alimentação e Exercício”
Todas as crianças e jovens têm direito à saúde e à educação e devem ter a oportunidade de frequentar uma escola que promova a saúde e o bem-estar. A alimentação saudável e o exercício físico são dois determinantes vitais para a promoção do crescimento e do desenvolvimento saudáveis. As intervenções devem integrar saberes de várias disciplinas e potenciar decisões de consumo alimentar saudável e práticas de atividade física regular desde idades precoces.
Palestra “Violência”
O objetivo é que os jovens desenvolvam sentimento de segurança, que as instituições estão disponíveis para apoiar, ajudar e proteger. Existem medidas de segurança e procedimentos que visam dar atendimento e seguimento às queixas de violência. Quebrar, eventuais, barreiras entre as forças de segurança e as cidadãs.
Palestra OK Estudante
Toda a informação sobre como aceder ao Ensino Superior no Reino Unido. Para além das últimas notícias relacionadas com o setor e dados estatísticos relevantes, conhece as histórias de outros estudantes, pais e professores que estão a viver esta experiência.
Programação de robots
Mostra de robots LEGO_Mindstorms_NXT e sua programação com o apoio do clube de programação e robótica e alunos do CEF 9º I.
Segurança na Internet
Aspetos a ter em conta com a segurança informática e resposta a alguns jogos sobre segurança com o apoio de alunos do curso profissional de Técnico de Informática-Sistemas.
Tômbola do saber
Perguntas realizadas aos alunos de 4º ano. As perguntas podem ser sobre Estudo do Meio/HGP e Português, consoante a cor sorteada, depois de rodar a tômbola.
Ver o corpo por dentro
A atividade “Ver o corpo por dentro”, pretende evidenciar, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, as maravilhas morfofisiológicas do corpo humano e desfrutar de momentos surpreendentes em “Se queres conhecer o teu corpo vê o teu porco” e de muitas outras curiosidades.
Workshop Artes
Pintura de um Painel coletivo de grandes dimensões a partir de modelos de azulejos a realizar no dia do agrupamento por todos os alunos do agrupamento.
Workshop “Defesa Pessoal”
O objetivo é os jovens perceberem que não estão indefesos, podem reagir e ganhar tempo para fugir e pedir ajuda. Perceber que podemos transformar as nossas fragilidades em vantagens, conferindo sentimento de segurança e confiança, de que são capazes de agir na adversidade.
Exposição “Artes Visuais”
Exposição de trabalhos realizados este ano letivo nas disciplinas de Desenho e Educação Visual.
Boutique La vie en rose
Exposição de artigos/produtos caraterísticos e representativos da frança, os quais poderão ser adquiridos pelos alunos a um preço simbólico. Este espaço será enriquecido pela exposição de documentos/materiais cedidos pela Embaixada de França.
9º Ano! E Agora?
Conjunto de atividades destinadas aos alunos do 9º ano com o objetivo de explorarem a Oferta Formativa do Agrupamento.
Ciências e tecnologias – Laboratório aberto
Nos laboratórios decorrerão atividades interativas no âmbito da Geologia (F- 2.6) e da Ecologia (F-2.7) tais como a simulação de uma erupção vulcânica, a determinação do grupo sanguíneo (alunos de maior idade e outros membros da comunidade educativa), a observação de organismos marinhos, a extração de DNA, o suporte básico de vida (SBV) e outras sobre a poluição dos oceanos que pretendem mobilizar a nossa comunidade para a proteção ambiental.
LH – Línguas, a Comunicação; Literatura, a Arte
O Espaço 9.º Ano… E Agora?, convida as turmas de 9.º ano para uma conversa com ex-alunos e professores do Curso de Línguas e Humanidades.
O currículo, as potencialidades e as valências que definem este curso do ensino secundário regular, os projetos e atividades extracurriculares que lhe dão alma e destaque no cenário escolar; as oportunidades de futuro que o mesmo oferece são temas deste encontro, que decorre entre as 09h00 e as 12h00, na sala F0.04.
Artes – Workshop de “Artes Visuais”
Mostra de trabalhos e de processos de trabalho em pintura de cavalete do Curso de Artes do Ensino Secundário.
CPT – Informática – Sistemas – Workshop de Informática.
Mostra de jogos desenvolvidos em JAVA por alunos do 11º C (na disciplina de Programação), de logotipos elaborados com Programa de Edição de Imagem Vetorial por alunos do 12º ano A, B e C (na disciplina de Aplicações Informáticas B), montagem e desmontagem de computadores e criação de cabos de rede, com a colaboração de alunos do curso profissional de informática.
CPT – Turismo – Mostra de Turismo
Num canto do espaço exterior entre o bloco A e o bloco B, os formandos do curso profissional de técnico de turismo vão montar uma tenda, dentro da qual divulgarão o curso, numa espécie de “oferta formativa”, com recurso a imagens projetadas e a elementos decorativos e/ou informativos, de que se destacará a exibição de alguns trajes medievais protagonizada por dois ou três alunos, dada a envolvência dos formandos do curso no projeto “Canelas Medieval”.
CPT – Restaurante/Bar – Aula Aberta de cocktails
Em contexto de aula e “Cozinha Pedagógica aberta”, os formandos do Curso Profissional Técnico de Restaurante-Bar preparam cocktails e ultimam pormenores para o Concurso de Cocktails. Não percas a oportunidade de participar nesta atividade e conhecer a Cozinha Pedagógica.

Detalhes

Data:
Março 7, 2019
Hora:
8:00 am - 5:00 pm