• Este evento já decorreu.

José Queirós, um cientista que nos vem falar da Antártida!

Setembro 27, 2018 @ 10:30 am - 12:00 pm

Dia 27, no grande Auditório, pelas 10:30 horas.
A palestra é dirigida aos alunos dos cursos científicos de 10, 11 e 12 ano.
Atividade da responsabilidade da biblioteca escolar em articulação com o departamento de matemática e ciências exatas.
José Queirós é natural de Vila Nova de Gaia e desde cedo a praia, o mar e o campo de futebol eram os seus locais preferidos. Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro, começou a desenvolver o seu trabalho científico em comunidades de poliquetas (vermes marinhos) de mar profundo que habitam nos ossos de baleias mortas. Foi ainda na licenciatura que começou a trabalhar na Antártida e com as lulas do Oceano Austral. Já no Mestrado em Ecologia na Universidade de Coimbra, e certo de que os pólos são a sua paixão, realizou uma expedição de 3 meses a bordo de um navio de pesca nos Mares de Ross, Amundsen e Dumont D’Urville (Antártida) para recolher amostras para a sua tese sobre a ecologia alimentar do Bacalhau da Antártida, uma espécie de alto valor comercial, e os cefalópodes da região. Durante esta expedição foi capturado o maior Polvo Gigante da Antártida da história, um espécime de 1.15m e 18Kg, e que foi doado ao museu nacional da Nova Zelândia (Te Papa).

Data:
Setembro 27, 2018