Para fazer face à transformação digital em curso (Programa de Digitalização para as Escolas), as escolas estão a estabelecer como prioridade a integração das tecnologias digitais nas suas rotinas, tanto em contexto pedagógico como organizacional e tecnológico. Para tal, todas as escolas associadas ao CFAPR foram desafiadas a elaborar o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADDE), envolvendo vários intervenientes, definindo as suas áreas prioritárias e a sua estratégia global de desenvolvimento, suportada pelo digital.
O PADDE pretende ser um instrumento estratégico, orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, de apoio às escolas na reflexão e definição de estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização.
No sentido de auscultar os dirigentes escolares, docentes e alunos, proporcionou-se as condições para a participação num diagnóstico, a partir do referencial anteriormente mencionado, concretamente na SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies), que agrega as áreas do DigCompOrg nas seguintes dimensões: dimensão organizativa, dimensão pedagógica e dimensão tecnológica e digital.
PADDE_AgrCanelas_2023_2025