Le 1er février – La Chandeleur!

Os docentes da Área Curricular de Francês, em colaboração com o Curso Profissional e o CEF de Restaurante/Bar, realizaram no passado dia 1 de fevereiro uma atividade para celebração de “La Chandeleur”, no átrio principal da escola-sede, pelas 10h00.
Esta festa, tipicamente francesa, pretendeu dar a conhecer aos nossos alunos aspetos da cultura desse país. Assim, o “Dia das Candeias” ou “Festa das Luzes” simboliza a saída do inverno e os crepes redondos e dourados representam o disco solar. Esta tradição, celebrada em França todos os anos no dia 2 de fevereiro, consiste em ter uma moeda na mão direita e tentar dar a volta a um crepe corretamente na frigideira, para descobrir se a sorte nos vai acompanhar ao longo do ano. Daí o velho ditado “Manger une crêpe à la chandeleur porte un an de bonheur” (Comer um crepe na Festa das Candeias traz um ano de felicidade). O refrão associado a esta festa é “À la chandeleur, l’hiver se meurt ou reprend vigueur” (Na Festa das Candeias, o inverno morre ou ganha vigor).
Muitos alunos não perderam a oportunidade de garantir um ano de felicidade!
Os docentes de Francês
As Coordenadoras e Técnicos de Restaurante-Bar