JRA – Fotorreportagem Depressão Helena

Rasto (de lixo) deixado pela depressão Helena nas praias de Vila Nova de Gaia

Veja aqui a fotorreportagem realizada por alunos do Clube Eco-Escolas, no âmbito do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente.

A depressão Helena, que se fez sentir em Portugal no dia 1 de fevereiro de 2019, provocou ventos com rajadas até 110 km/h e forte agitação marítima. Os seus efeitos foram bem visíveis no litoral, como a destruição de passadiços e a deposição de grandes quantidades de lixo marinho nas praias. Vila Nova de Gaia, não foi exceção, como mostram as imagens da praia da Madalena.

De entre os itens de lixo mais encontrados merece destaque o plasticus maritimus, “espécie invasora” assim designada por Ana Pêgo.

Segundo a National Geographic, estima-se que, anualmente, cerca de oito milhões de toneladas de plástico desaguam nos oceanos transportados, sobretudo, pelos rios. Este pode demorar séculos a degradar-se e é responsável pela morte de milhões de animais marinhos todos os anos e já afetou cerca de 700 espécies.