Exposição DA TERRA PARA O MAR – Um mergulho na conservação

No âmbito da participação no Concurso “DA TERRA PARA O MAR – Um mergulho na conservação” promovido pelo Jardim Zoológico de Lisboa em parceria com o Programa Eco-Escolas, os alunos do 8ºB e do 11ºB, através dos seus embaixadores, Peixico e Amélia, alertam para o problema do lixo marinho e apelam à conservação dos Oceanos.
O pargo Peixico e a foca Amélia nasceram a partir de lixo recolhido por alunos e professores nas praias de Vila Nova de Gaia. Latas, garrafas, cotonetes, palhinhas e cordas de pesca são alguns dos resíduos que podemos encontrar todos os dias nas nossas praias e que vagueiam pelos Oceanos.
Cerca de 80% do lixo marinho provém de atividades terrestres, mesmo distantes do litoral, sendo transportado pelos rios e pelo vento. Segundo a UNESCO, morrem anualmente um milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos devido à poluição por plástico.
Mas está nas nossas mãos solucionar este problema.
Recusar, Reduzir e Reciclar são alguns dos “R” que se impõem.