1º dia ACPCH – Itália

A terceira mobilidade de alunos e professores do projeto “Active Citizens Promoting Cultural Heritage”, que decorre de 13 a 17 de maio, teve início hoje, dia 13, pelas 9 horas, no “Istituto Compreensivo E. DE CILLIS”, em Rosolini, Itália, com uma calorosa receção de boas-vindas. Os alunos italianos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, saudaram os participantes das escolas da Roménia, Polónia, Grécia e Portugal com o hino dos diferentes países, canções nas diferentes línguas, danças, coreografias, cartazes, entre outros. Foi um momento de grande entusiasmo que emocionou os presentes pelo envolvimento de todos os elementos da comunidade educativa da escola anfitriã. De seguida, visitamos a escola, cujo museu, onde pudemos aprender um pouco mais da história do país de acolhimento, e as salas e leitura e de artes, pela sua decoração, merecem um especial destaque. Depois de uma merecida pausa de almoço e de confraternização, continuamos o nosso programa com a visita à Câmara Municipal, tendo sido muito bem acolhidos pelo seu presidente e respetiva equipa. Este primeiro dia terminou com a visita guiada pelos “MINI GUIDE” (alunos mais velhos da escola) que nos proporcionaram um “olhar” mais atento em relação à pequena cidade de Rosolini, comuna italiana da região da Sicília, província de Siracusa, com cerca de 19.920 habitantes, que dista a poucos quilómetros das belas cidades barrocas de Noto, Ragusa e Scili. No final da visita, os simpáticos guias contaram a história de Frank Lentini, figura conhecida por possuir três patas e um pé no joelho da terceira perna, o qual se tornou célebre atração de espetáculos de circo.
E foi com esta história que terminou o primeiro dia de atividades deste projeto de intercâmbio escolar.