Erasmus: mobilidade à Grécia (dia 3, 4 e 5)

A mobilidade na Grécia levou-nos para Volos, na zona central da Grécia, junto ao montes Pelion e a áreas de grande interesse histórico e natural. Volos, uma das maiores cidades da Grécia e um dos maiores portos do país, fica a 320 km de Atenas. Volos é ainda célebre por ser o porto dos Argonautas. Esta expedição dos Argonautas é um dos grandes épicos da mitologia grega.
Depois da receção na escola grega, parceira do projeto, fomos recebidos com toda a pompa e circunstância na câmara municipal de Volos, por intermédio da sua vice-presidente que nos deu as boas-vindas à cidade, desejando-nos uma ótima estadia. Em seguida, ainda nesse espaço, tivemos oportunidade de escutar uma palestra e visionar um filme sobre a lendária viagem dos Argonautas, visitando posteriormente, junto à Marina, uma réplica desse navio. A história grega com a sua mitologia deixou-nos encantados, pois da montanha de Pelion  nasceu o também o mito dos centauros.
Na quarta-feira, nova visita de estudo, desta vez a uma exposição de um museu de cerâmica grega, incluindo um workshop, para  gáudio dos alunos, que modelaram as suas peças em barro inspirando-se na demonstração a que assistimos.
Já na quinta-feira feira, alunos e professores foram contemplados com uma viagem às belíssimas montanhas que rodeiam Volos. Aí tivemos oportunidade de assistir no centro ambiental e educativo de Makrinitsa a uma sessão sobre a flora e história daquela zona e sua bonita aldeia. Por fim, fizemos uma caminhada de 3 km pelo interior da inebriante paisagem das montanhas de Pelion.
Sexta encerramos a nossa mobilidade, com a participação de alunos em atividades de pintura, dança e outras de cariz cultural. Os professores, por sua vez, encerram a semana de trabalho, com a realização da última reunião, que terá como propósito preparar o próximo meeting, e o último do projeto, que será precisamente em Portugal.
A viagem à Grécia ficará para sempre na memória de todos.