Projeto Erasmus+ Polónia

De 2 e 6 de dezembro realizou-se, no âmbito do Projetos Erasmus+, a deslocação de um grupo de professores à Polónia (Bydgoszcz).

A viagem começou … e a primeira paragem foi em Varsóvia. A visita às muralhas do gueto judeu não nos podia deixar indiferente à barbárie da destruição e à coragem dos resistentes. Apesar da cidade ter as marcas da guerra e de muitos anos passados do outro lado do muro, não é uma cidade cinzenta ou triste. A cidade é muito mais do que a soma de todas as suas cicatrizes. A sua vida e dinamismo são uma lembrança de que mesmo vivendo uma história difícil e dolorosa há sempre esperança de onde se pode aprender e ensinar.

Mas foi o acolhimento em Bydgoszcz, o que mais nos comoveu. Gente hospitaleira e carinhosa que reflete a calma das águas do rio Brda. As suas pontes fazem a ligação perfeita entre a história do passado e do presente, onde a arquitetura gótica se mistura com a modernidade e arte nova. Bydgoszcz foi o ponto de encontro entre os países envolvidos no Projeto Erasmus+ (Polónia, Grécia, Itália, Portugal) – “Let´s Visit My Home Town”, cidade onde, mais uma vez, a história e as culturas se entrelaçam, que serão exploradas através das atividades levadas a cabo pelos alunos envolvidos.