Somos todos Magalhães

A adesão do Agrupamento de Escolas de Canelas à Rede de Escolas Magalhânicas – rede essa que pretende assinalar os 500 anos da circum-navegação levada a cabo pelo navegador português Fernão de Magalhães – tem permitido o desenvolvimento de atividades e projetos evocativos desse importante acontecimento que se tornou um dos maiores feitos da humanidade.

Convidados a juntarem-se às atividades/projetos “magalhânicos”, o professor Luís Baião e os seus alunos deitaram mãos à obra, com criatividade e engenho qb e, após leitura de algumas obras infanto juvenis, eis que nasceu a ideia de musicar um poema do livro “Nomes com História” de Ana Oom.

Agora é juntar alunos e professores e o resultado será um “hit”, já que a melodia é excelente, e mais uma experiência única em prol do conhecimento dessa referência da História nacional, tudo traduzido num magnífico vídeo colaborativo e inclusivo.

Esta é uma das várias atividades que estão a ser promovidas no agrupamento em torno de Fernão Magalhães, envolvendo os grupos de Português e História e Geografia de Portugal, vários níveis de ensino e departamentos curriculares, um projeto eTwinning e a biblioteca escolar.