Canelas Mise-En-Place Masterclasses Day

UM DIA DIFERENTE NA ESCOLA

Na passada 6ª feira, dia 7 de fevereiro, entre as 9h e as 16h30/17h, decorreu no Grande Auditório da escola-sede a primeira edição de Canelas Mise-En-Place Masterclasses Day.
Esta iniciativa foi protagonizada pelas diretoras de curso dos CEF e Profissionais de Restaurante/Bar, em colaboração com os formadores da componente técnica, e pretendeu proporcionar aos nossos alunos de Restaurante/Bar um aprendizado de experiências de alguns convidados, profissionais da área, que, durante o dia, partilharam os seus conhecimentos. O acontecimento constituiu um momento único para os nossos discentes, pois, pela primeira vez, alguém “trabalhou” para os “servir”.
A primeira edição de Canelas Mise-En-Place Masterclasses Day ocupou os dois períodos do dia: o da manhã e o da tarde. Durante a manhã, alunos e professores usufruíram de algumas palestras sobre temáticas como Conduta Profissional e Higiene no Trabalho, Cozinha Saudável e a Arte do Sushi. Simultaneamente, os palestrantes convidados – Ricardo Machado, Marta Quintas e Fábio Ribeiro – com a colaboração de alguns dos nossos alunos, elaboraram algumas experiências gastronómicas: pão com chouriço, mousse de chocolate saudável, barritas de cereais e sushi.
O período da tarde foi dedicado ao Mundo do Bar. Aqui, Daniel Carvalho, Barman do ano 2017 e José Mendes, Jovem Barman do ano 2018, surpreenderam-nos e mimaram-nos com alguns cocktails e inéditas formas de os apresentar. A terminar a sessão, e de forma apoteótica, Fiel Santos, Flair Bartender, protagonizou um verdadeiro espetáculo de malabarismo com shakers, garrafas e cubos de gelo, imediatamente secundado pelos nossos discentes que, verdadeiramente maravilhados, quiseram experienciar esta arte.
A primeira edição de Canelas Mise-En-Place Masterclasses Day transformou a escola num espaço de emoções e de grande animação, em que a partilha e a entreajuda foram uma constante.
Os docentes dinamizadores agradecem todo o apoio da Direção, do curso de Técnico de Informática – Sistemas e de todos aqueles que, de algum modo, contribuíram para o sucesso deste evento.
Finalmente, os dinamizadores não podem deixar de formular um agradecimento especial ao colega António Albano Alves que, apesar de, atualmente, se encontrar aposentado, vivenciando o seu merecido descanso, contribuiu com os seus “tesouros” e a sua criatividade artística para a elaboração do painel de divulgação do evento.
Encontrar-nos-emos na segunda edição de Canelas Mise-En-Place Masterclasses Day!
Os dinamizadores,