Dia mundial de Turismo

Como já vem sendo hábito, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo não se esqueceram do DIA MUNDIAL DE TURISMO, promovido pela OMT (Organização Mundial do Turismo).

Apesar de, neste ano, o dia 27 de setembro ser ao domingo e haver o plano de contingência a cumprir por parte de toda a comunidade escolar, os formandos recolheram e prepararam, na primeira semana de aulas, diversos materiais e artefactos, de acordo com o tema designado, “Turismo e desenvolvimento rural“, com os quais decoraram o mural do átrio de entrada da escola.

Na semana subsequente à data, que ainda decorre, tem estado patente, para todos os que frequentam a nossa escola ou a ela se dirigem, a exposição de um pequeno conjunto de diversos elementos decorativos, bem como a passagem de imagens (espécie de documentário), no ecrã do PBX, alusivas ao desenvolvimento do turismo em espaço rural.

De salientar, na manhã do dia 30, a apresentação desta atividade, realizada por duas alunas, Jéssica Costa e Rúdi Teixeira, e pela diretora adjunta, professora Carla Pinho, direcionada aos formandos dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo e de Restaurante-Bar, as quais destacaram algumas das características e a importância do turismo, assim como da respetiva data comemorativa, salientando o valor do Turismo Rural.

Do Minho ao Algarve (sem esquecer as regiões insulares), o Turismo Rural tem tido um forte incremento, sendo fator de desenvolvimento económico e de melhoria do nível e qualidade de vida das populações. O contacto com a natureza, a tranquilidade campestre, o ambiente paisagístico com os seus rios, trilhos pedestres, praias fluviais, atividades lúdicas e desportivas, património histórico… constituem, hoje, suficiente razão para muitos optarem por este tipo de turismo.