Processo de eleição da Associação de Estudantes

A Associação de Estudantes (AE) é, por excelência, a estrutura representativa dos alunos em cada estabelecimento de ensino.

A participação numa AE poderá ser a primeira experiência significativa de contacto com as instituições democráticas e o seu funcionamento. Será, ainda, certamente, uma forma responsável de aprendizagem para uma intervenção mais proativa na sociedade.

Assim sendo, os alunos do 9.º Ano e do Ensino Secundário que desejem representar os seus pares numa AE poderão constituir listas, apresentando o respetivo programa eleitoral: conjunto de intenções e propostas de atuação que vise, em última instância, o bem-estar de todos os estudantes e a projeção de uma imagem dignificante da comunidade educativa.

Fases do processo e agenda:

• de 2 a 13 de novembro – abertura do período de apresentação ao Diretor e à comunidade educativa das listas candidatas, com a divulgação do programa eleitoral (objetivos/intenções estabelecidos).
  • até 20 de novembro – entrega de um vídeo (de 5’) com a apresentação dos elementos da lista e breve exposição das linhas centrais do programa, para divulgação no portal do Agrupamento.
  • 25 de novembro – debate entre os cabeças de lista das diferentes candidaturas (online).
  • 30 de novembro – votação para a eleição da lista vencedora.