OPE – Orçamento Participativo das Escolas

O OPE está de volta, pelo quinto ano consecutivo. Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.

A melhor proposta será votada no final de março.

Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. Para tal, a escola abriu o procedimento para apresentação de propostas até ao final de fevereiro.

Para participar com uma proposta de orçamento participativo o aluno deve escrever um texto com a sua ideia, com um máximo de 1000 palavras – com ou sem imagem. Em seguida, entrega a sua ideia na secretaria até ao final do mês de fevereiro. Mas atenção, esta proposta pode ser apresentada individualmente ou por um grupo de alunos – máximo de 5 estudantes. É obrigatório recolher o apoio de 5% dos alunos (47) da escola – para isso têm de ser identificados na proposta – escrevem o nome, número de estudante e assinam.

Depois, partilha a  proposta através de correio electrónico para: ope@agrcanelas.edu.pt, até ao final de fevereiro.

Para mais informações deve ser consultado o regulamento no site opescolas.pt.

Estamos a contar com as vossas ideias!