Viagem à Veneza portuguesa

Olá, caros amigos! Bem-vindos a Aveiro!

Vamos falar da nossa experiência na última visita de estudo que fizemos.

Na quinta-feira, dia 27 de maio, fomos à Fábrica da Ciência Viva. No passado, este edifício foi uma fábrica de moagem de farinhas pertencente à CUF. Hoje, pertence à Universidade de Aveiro e é um museu de ciência viva.

Como estudantes de Informática que somos, visitámos apenas a secção de robótica. Aí, começámos por fazer a programação de um robot. Para quem já teve robótica no 8.º ano, foi fácil; para os outros, foi mais complicado. Depois, fizemos a programação do jogo Wack-a-Mole com as ligações a um comando.

De lá até ao Fórum, fizemos uma pequena caminhada para nos abrir o apetite. Como era dia de festa, a maioria comeu fast-food.

A seguir explorámos um pouco do centro da cidade de Aveiro. Gostámos de apreciar a arquitetura aveirense, caracterizada pela Arte Nova e por muitos azulejos.

Como surpresa final, as professoras acompanhantes ofereceram-nos uma viagem de moliceiro. Era um barco que servia para apanhar o moliço (vegetais da ria para fertilizar os campos agrícolas). O guia deu-nos a conhecer uma parte da história de Aveiro, das suas pessoas, dos seus costumes e dos seus monumentos. De entre os vários canais que a cidade tem, percorremos três: Central, S. Roque e Cojo. Ficámos também a conhecer alguns códigos marítimos, como a diferença entre bombordo e estibordo e os diversos toques de buzina.

Finalmente, fomos à centenária Fábrica dos Ovos Moles para levar lembranças para os nossos familiares.

Obrigado. Esperamos que tenham gostado da nossa viagem. Fica a recomendação da visita a esta maravilhosa cidade!

11.º E