Projeto Esquadrão AntiBullying

O Bullying, fenómeno amplamente divulgado pelos meios de comunicação social nos últimos tempos, é um ato de violência físico-psicológica.

Reconhecendo que o comportamento violento, entre as crianças e jovens, pode tornar-se numa prática comum no contexto escolar, o Núcleo Multidisciplinar do Agrupamento de Escolas de Canelas desenvolveu um projeto pioneiro de intervenção, denominado Esquadrão AntiBullying. Com este, pretendeu-se dar a conhecer aos alunos, de duas turmas de 2º ciclo do AGR Canelas, o que é o bullying, em que formas pode ocorrer, como se identificam as vítimas e/ou os agressores, e os motivos que os levam a ter comportamentos desviantes, relativamente aos seus colegas. Nesta ação, foi possível discutir-se formas de agir perante atos menos positivos, e promover estratégias de combate ao bullying.

O projeto de intervenção Esquadrão AntiBullying contemplou cinco sessões e culminou num produto final que agora divulgamos por meio de vídeo. Nesta plataforma, ficam, também, disponíveis as 12 regras pelas quais se rege o Esquadrão AntiBullying, bem como a letra que serve de mote às alterações comportamentais visadas na intervenção.

Descubram e juntem-se a esta causa!