Erasmus+ Vandalismo – Exposição

“De Canelas para o Mundo”
Nem a pandemia nos parou!

No dia 24 de setembro, o novíssimo Auditório Maestro Cesário Costa, na Junta de Freguesia de Canelas, recebeu a sua primeira exposição, intitulada: “De Canelas para o Mundo”.

A inauguração da exposição contou com as palavras do Presidente da Junta (Arménio Costa), do Diretor da Escola (Artur Vieira) e da Coordenadora do Projeto (Filomena Fernandes); com as atuações da Banda Sem Nome (ainda), dos professores de música da nossa escola, Paula Campos e Carlos Silva e de alunos das turmas A e E do 9.º ano. No decorrer do evento, foi ainda possível assistir ao visionamento de imagens e vídeos dos momentos-chave deste projeto.

Em exposição estarão, até ao dia 30 de setembro, os cartazes que plasmam as pesquisas e as reflexões de alunos de Canelas, de Cham (Alemanha), de Martano (Itália), de Pireu (Grécia) e de Jelks-Laskowice (Polónia), no âmbito do projeto de Erasmus+ “Youth Against Vandalism”.

Este projeto começou no já longínquo ano letivo de 2018-19, com a primeira mobilidade à Alemanha, seguiu-se a receção em Portugal de todas as comitivas e, já no início do ano letivo de 2019-20, retomaram-se os trabalhos na Grécia. A pandemia obrigou à alteração da dinâmica inicialmente estabelecida, mas não ditou o fim do projeto. O trabalho continuou em cada país e, finalmente, em agosto, os professores dos cinco países envolvidos fizeram questão de se reunir na Polónia, para a elaboração dos relatórios finais, e na Itália, onde decorreu a primeira exposição pública dos posters, na Comuna de Martano.

Em Portugal, o trabalho das professoras responsáveis, Filomena Fernandes, Gracinda Machado, Lúcia Cruz e Margarida Duarte, desenvolveu-se em equipa e pautou-se pela coesão, partilha e entreajuda, fatores que determinaram os excelentes resultados e o sucesso do projeto.

O coroamento destes longos, atribulados e maravilhosos anos de trabalho está agora exposto à visita de todos!