Projeto KA1 – “Novas práticas, melhores aprendizagens”

Job Shadowing em Volos, Grécia

Deu-se início às mobilidades previstas no projeto KA1, intitulado “Novas práticas, melhores aprendizagens” com uma atividade de Job Shadowing, realizada na escola 4º Gymnasium em Volos, Grécia, de 4 a 8 de outubro de 2021.

Os docentes Augusto Oliveira, Filomena Fernandes e Gracinda Machado foram recebidos com grande hospitalidade pela equipa diretiva e integrados num grupo de trabalho preparado para lhes apresentar as boas práticas existentes na escola e a programação das atividades previstas.

No decurso deste Job Shadowing, os participantes adquiriram diversas competências, através da participação em aulas com recurso a plataformas e ferramentas digitais, discutindo novas metodologias e abordagens diferenciadas, com vista a um maior sucesso no processo de ensino- aprendizagem. Os docentes tiveram ainda a oportunidade de se familiarizarem com o sistema educativo grego, por intermédio de uma reflexão partilhada com o diretor e respetiva equipa diretiva da escola. Procedeu-se a uma análise entre os sistemas educativos grego e português, identificando-se pontos comuns e divergentes.

Nas sucessivas reuniões com as equipas de docentes, tivemos a oportunidade de conhecer as plataformas criadas pela escola para comunicação a distância com alunos e famílias durante o período do confinamento, suportadas no “know-how” que a escola já possuía. Foi-nos também prestada formação sobre “Class Toolkit”, “Classdojo”, “Voicethread” e “Cosketch”.

Tivemos, ainda, oportunidade de dar a conhecer a História de Portugal e da cidade do Porto a alunos do 3.º ciclo de escolaridade. Estas aulas foram acordadas previamente com a direção e a equipa Erasmus, decorrendo em diferentes turmas. Traduziram-se em momentos de grande interação e de interesse dos alunos sobre Portugal.

Salienta-se, ainda, a partilha e o convívio com os colegas gregos que ao longo deste Job Shadowing se mostraram muito disponíveis, colaborativos e amáveis.

Por fim, não podemos deixar de referir a oportunidade que nos foi dada de conhecer a cultura grega, destacando-se a memorável visita ao Museu Arqueológico de Delfos, local do oráculo e coração do mundo grego clássico.

Esta mobilidade mostrou-se de um enorme enriquecimento profissional e pessoal para os participantes, dando o mote para um excelente desenvolvimento deste projeto Erasmus e antevendo uma mais valia nas próximas mobilidades para os docentes envolvidos e para a nossa instituição.