Dia 6 – Projeto Erasmus+ “The Inner Classroom reloaded [Mobilidade]

Diário de bordo 12/11

Projeto Erasmus+ “The Inner Classroom reloaded: a motivação e a concentração através da aprendizagem não formal”.
E eis que chegamos ao último dia deste intercâmbio tão estimulante e profícuo.
Logo pela manhã, os coordenadores e restantes professores voltaram a reunir, avaliando os trabalhos desenvolvidos e delineando as tarefas do projeto para a próxima mobilidade.
Foram dias de trabalho árduo, no entanto, com o sentimento comum de termos partilhado experiências e ferramentas de Mindfulness para motivar os nossos alunos. Esta prática importa sobretudo, para refletirmos na forma como cada um de nós, professores e alunos, podemos construir um ambiente em sala de aula promotor de bem-estar e aprendizagem ativa.
De seguida, fomos convidados por três alunas para participar numa atividade de concentração e atenção. Basicamente, este jogo consiste no sequenciamento de movimentos complexos diversificados, que, posteriormente, temos de replicar.
Mas hoje, em El Parador, Almería, o dia também foi de afetos. A despedida dos alunos austríacos foi deveras comovente. Saliente-se o convívio entre os alunos e com os colegas espanhóis e austríacos ao longo desta mobilidade que se mostraram sempre disponíveis, colaborativos e amáveis. É absolutamente incrível estarmos todos em simbiose.
Boa viagem!
Entretanto, portugueses e espanhóis dirigiram-se para a Ribera de la Algaida ou “Los Bajos de Roquetas”, como também é conhecida, zona privilegiada pela natureza e que foi ocupada desde muito cedo pelo homem. Isso é comprovado pelos importantes vestígios arqueológicos encontrados. Aqui também se localiza o Monumento Natural da Barreira de Corais Posidonia, cuja conservação está intimamente ligada à da Ribera de la Algaida e que serviu de pano de fundo para uma sessão de Yoga na praia, prática que consideramos ser uma mais-valia para os nossos alunos.
Durante esta semana, tivemos oportunidades incríveis de abrir a mente e buscar novas ideias.
Por fim, um delicioso piquenique na praia, com o mar como companhia principal num dia lindo de sol!
Obrigada a todos!
A coordenadora do Projeto