O Cinema Chama Por Ti! — O Cônsul de Bordéus

O Ciclo de Cinema assinalou a homenagem a Aristides de Sousa Mendes, antigo cônsul em Bordéus que salvou milhares de vidas durante a II Guerra Mundial, apresentando o filme O Cônsul de Bordéus, produzido por José Mazeda e realizado por Francisco Manso e João Correia, na biblioteca escolar, aos alunos do 12.ºC e 12.ºD, acompanhados pelos professores Margarida Duarte e Carlos Mendonça, no dia 29 de outubro.

Sobre o filme, os alunos revelaram…

O filme sobre Aristides de Sousa Mendes foi particularmente interessante por contar, na primeira pessoa, como foi a vida dos judeus na época em que eram perseguidos. Devo salientar, ainda, que foi de grande relevância a demonstração, como personagem principal, da coragem, determinação e compaixão do Cônsul de Portugal em Bordéus.

Cristina Maria Lobato de Faria Ribas de Matos, nº10, 12ºC

Achei um filme interessante, que representa muito bem a aflição e o desespero dos refugiados em tempos de guerra. Particularmente, a parte final do filme onde o protagonista encontra a sua irmã, depois de tanto tempo, deu um toque especial ao mesmo.
Inês Ribeiro nº8, 12ºD

Este filme mostra-nos que acima das regras está a humanidade. O Cônsul preferiu perder a licença que tinha para poder salvar milhares de vidas. Eu acho que este filme mostra que, mesmo quando tudo parece perdido, ainda há esperança.
Tatiana Silva / Nº23
Gabriel Torres / Nº 15
12ºC

Achei o filme interessante, dinâmico, uma maneira bastante acessível e prática de consolidarmos a perceção dos acontecimentos. A intenção do seu visionamento foi entendermos quem foi Aristides de Sousa Mendes e toda a história por trás. Com o visionamento deste filme consegui consolidar os meus estudos.

Vera Peixoto Rodrigues
12ºC